quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O que é glaucoma?

Glaucoma é uma doença que ocorre nos olhos. Ela acontece quando a pressão dentro do olho está aumentada. Esta pressão pode afetar o nervo óptico e causar cegueira. Há vários tipos de glaucoma, o mais comum é o glaucoma crônico simples.

Qual é a causa?

Dentro dos olhos existe um líquido transparente chamado "humor aquoso". Este líquido se forma, circula e sai do olho, e é muito importante para nutrir e manter as estruturas dos olhos normais. No entanto, quando ele tem dificuldades de sair do olho, a pressão intra‑ocular aumenta de forma progressiva e causa lesão do nervo óptico podendo levar à cegueira.

O que o paciente sente?

No início da doença, geralmente o paciente . não sente nada nos olhos e a visão é normal. Na maioria dos casos o glaucoma progride lentamente sem que o paciente se dê conta da perda gradual da visão lateral. Alguns raros pacientes

poderão ter sintomas oculares não bem definidos como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão, como halos coloridos.

Que pessoas têm maior tendência a apresentar a doença(grupo de risco)?

0 risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum a ' os 40 anos. Além disso, pessoas com casos de gIaucoma na família têm risco maior de apresentar a doença. Portanto, os adultos com história familiar de glaucoma devem ser examinados periodicamente pelo oftalmologista. Ainda, se deve considerar que pessoas da raça negra têm maior predisposição (quatro vezes mais) de serem afetadas pela doença em relação as pessoas da raça branca.

Como agem os medicamentos?

A principal finalidade do uso de medicamentos é reduzir a pressão intra‑ocular, seja por diminuição da produção do humor aquoso, ou pelo aumento da saída desse líquido do olho. Desta forma haverá proteção do nervo óptico e, em consequencia a manutenção da visão do paciente.

Que pesquisas estão sendo feitas?

No mundo todo, inúmeras . as estão sendo feitas para esclarecer as causas do glaucorna, melhorar os meios diagnósticos e tornar o tratamento mais eficaz e mais fácil.

0 que podemos fazer para proteger a visão do glaucomatoso?

Vários estudos demonstram que a descoberta precoce da doença e o tratamento à tempo são as melhores maneiras de controlar a doença e manter a visão do paciente glaucomatoso. Vale a pena recomendar que se você ou alguém que você conheça está no grupo de risco para o glaucoma, deve consultar um oftalmologista periodicamente.

Como é descoberta a doença?

0 glaucoma pode ser detectado somente após um exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico faz a medida da pressão intra‑ocular e o exame do fundo de olho, por meio de aparelhos apropriados.

Como o glaucoma e tratado?

0 tratamento se faz de três maneiras: por medicamentos, por laser ou cirurgia. Geralmente, o tratamento inicial e o mais freqüente, se faz através de medicamentos (colírios e comprimidos). Há vários tipos de colírio no mercado com diferentes mecanismos de ação. Infelizmente alguns apresentam efeitos colaterais locais ou gerais. Apenas o oftalmologista será capaz de indicar e orientar o uso mais adequado destes medicamentos, seja de modo isolado ou em associação.

Cuidados e recomendações no tratamento do glaucoma

1. Use os medicamentos de acordo com a orientação do seu médico oftalmologista.
2. Quando usar o medicamento não toque a ponta do frasco colírio nas pálpebras ou nos o os ara evitar conta minação o medicamento.
3. Para que o efeito do medicamento seja maior e fique restrito ao olho, comprima o canto dos olhos (próximo ao nariz) após pingar o colírio e ou mantenha os olhos fechados suavemente durante três minutos.
4. Procure adaptar o horário do medicamento prescrito pelo médico à sua rotina diária, pois assim não esquecerá da hora de usar o colírio.
5. Não pare de usar a medicação sem ordem do seu médico.
6. Comunique o seu médico, clínico ou cardiologista, se qualquer efeito colateral ocorrer durante o uso da medicação anti‑glaucomatosa.
7. Compareça periodicamente às consultas marcadas.
8. Recomende a todos os adultos de família portadora de glaucorna, inclusive primos e tios, que façam exames oftalmológicos periódicos, pois já sabemos que o glaucoma é uma doença hereditária.

Seguindo estas recomendações e obedecendo as orientações do seu médico‑oftalmologista, você continuará a ver o mundo muito melhor e por toda a vida!

Sociedade Brasileira de Glaucoma


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: