quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Bush, McCain e Obama se reúnem na Casa Branca; debate é incerto

Bush_obama_McCain_25092008

Os candidatos à Casa Branca, democrata Barack Obama e o republicano John McCain, continuam reunidos com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na Casa Branca, no final da tarde desta quinta-feira. "O nosso objetivo é unir os três maiores líderes políticos do país para debater a urgência de fazer algo que leve ao fim da crise, afirmou a assessora de imprensa Dana Perino.

O encontro acontece horas depois de congressistas de ambos os partidos terem anunciado um acordo a respeito do plano de resgate econômico de US$ 700 bilhões proposto por Bush.

O jornal americano "New York Times" ressalta que McCain ainda não confirmou presença no primeiro debate entre os presidenciáveis na TV, que está marcado para amanhã (26). "'Nós temos que ver', disse o conselheiro mais próximo de McCain, Mark Saltar, aos repórteres, ao deixar o gabinete de McCain no Senado", descreve o jornal.

"Com tantas coisas em jogo para a América e para o mundo, o debate que mais importa é o que está ocorrendo no Capitólio dos EUA. E eu espero participar", disse McCain pela manhã. Ontem (24), o candidato republicano suspendeu toda a agenda de campanha para estar em Washington nesta quinta-feira e pediu o adiamento do debate.

Pouco depois, o rival democrata fez um pronunciamento concordando com a necessidade de estar em Washington, mas insistindo na realização do debate.

Um dos mais experientes conselheiros de Obama, Robert Gibbs, disse acreditar que McCain irá ao debate. "Eu acho que ele [McCain] vai ver que um presidente é capaz de fazer mais de uma coisa por vez", disse Gibbs ao "NY Times". Gibbs afirmou ainda que os organizadores do debate, a Comissão de Debates Presidenciais, não informou o que poderá acontecer caso McCain desista mesmo do debate.

Pela manhã, o governador do Mississippi, Haley Barbour, que é republicano, afirmou esperar que o debate aconteça na Universidade do Mississippi, conforme o planejado. "Eu espero que haja um debate amanhã à noite e eu estou ansioso para ele."

Imagem

Nesta quinta-feira, apenas seis semanas antes da eleição do próximo dia 4 de novembro, uma pesquisa do instituto Pew Research mostra que as campanhas de Obama e de McCain não conseguiram transformar o que os eleitores viam de pior neles. Obama mantém imagem de inexperiente e McCain, de velho.

Quanto aos candidatos a vice, o democrata Joe Biden foi descrito pela maioria dos eleitores como experiente enquanto a republicana Sarah Palin recebeu o oposto - inexperiente. Folha Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: