quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Narciso que se cuide - Lula aconselha Obama e McCain a fazer como ele em 2002

lula_ny_24092008 []

NOVA YORK - Antes de embarcar de volta ao Brasil na noite desta quarta-feira, após três dias de extensa agenda em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a necessidade de regulação dos mercados e recomendou aos dois candidatos ao governo norte-americano que repitam o seu gesto quando estava disputando eleições e escrevam uma carta para tranqüilizar a população.

"Eu sei que não é fácil que estamos em um processo eleitoral, e o ideal era que os dois candidatos pudessem assinar uma carta ao povo americano, como eu assinei uma carta ao povo brasileiro, assumindo compromissos, para passar tranqüilidade para o povo americano e para o mundo como um todo, na medida em que os Estados Unidos são a maior economia e qualquer crise pode afetar todos os outros países", disse Lula. Segundo ele, "o período do neoliberalismo está encerrado".

Em Nova York, Lula se reuniu com lideres de seis países e da União Européia. O presidente afirmou que novas reuniões deverão ser realizadas com outros líderes para tentar encontrar mecanismos pára resolver a crise. Segundo Lula, foi montado um calendário de reuniões de ministros da Fazenda. Daqui a 15 dias, seria realizado ainda um novo encontro com o FMI. O presidente disse que é preciso haver mais transparência nos mercados financeiro internacional e na forma como os bancos trabalham. Exigiu ainda que o FMI fiscalize as instituições financeiras do primeiro mundo, como fizeram com os países em desenvolvimento. Agência Estado


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: