sábado, 27 de setembro de 2008

Congressistas dos EUA dizem estar perto de acordo sobre plano

Democratas e republicanos no Congresso americano afirmam ter feito progressos para chegar a um acordo sobre o plano do governo George W. Bush para resgatar a economia do país. O senador democrata Harry Reid disse que o Congresso fez um "progresso significativo", mas enfatizou que ainda há "um longo caminho" a trilhar até o consenso. Ele afirmou que 15 pontos do plano ainda são motivos de controvérsia entre os dois lados.

O senador republicano Mitch McConnell disse que o objetivo era anunciar um acordo no domingo e realizar a votação na segunda-feira. Negociadores esperam que os congressistas cheguem a um consenso antes da reabertura dos mercados na segunda-feira. 

Em seu programa semanal de rádio, o presidente Bush tentou tranqüilizar americanos sobre o peso que recairá sobre os contribuintes do plano de US$ 700 bilhões. Segundo o líder americano, o pacote deve custar menos que o previsto. Bush ainda pediu aos congressistas americanos que se apressem em aprovar o pacote, dizendo que a questão está acima de partidos políticos.

A presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, disse em uma reunião privada com democratas que o partido não insistiria mais na proposta de alterar as leis de falência para permitir a juízes que suspendam a tomada de posse de casas com pagamentos hipotecários atrasados. Republicanos temiam que a medida desencorajasse bancos a fazer novos empréstimos.

O governo Bush defende a intervenção estatal para comprar títulos do mercado imobiliário, que apodreceram por conta da crise do subprime (empréstimos de alto risco), para sanar bancos de investimentos que tinham muito dinheiro investido nesses papéis e chegaram perto da falência. Com esta medida, a Casa Branca espera restaurar a oferta de crédito na já combalida economia americana.

Debate

Na noite de sexta-feira, no primeiro debate dos candidatos à Presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano Jonh McCain reforçaram a necessidade de um acordo. Suas respostas, porém, revelaram diferenças sobre os culpados pela crise. "Nós também temos de reconhecer que este é um veredicto final dos oitos anos de políticas econômicas fracassadas promovidas por George W. Bush e apoiadas pelo senador McCain", disse Obama.

O senador McCain, por sua vez, culpou lideranças irresponsáveis em Washington e em Wall Street pela crise. As negociações para um acordo sobre o pacote de ajuda têm sido observadas de perto pelos mercados financeiros. Na sexta-feira, bolsas na Europa e no Brasil terminaram o dia em baixa. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York teve um dia volátil, com momentos de altas e baixas, e acabou encerrando o dia em alta de 1,1%. O índice da bolsa eletrônica Nasdaq, por outro lado, fechou em ligeira baixa, de 0,15%. BBC Brasil


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: