sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gripe suína: Ministério encomenda equipamentos para hospitais

Respiradores serão usados em pacientes mais graves. Caminhoneiros serão alvo de campanha sobre a doença

O aumento no número de casos da nova gripe levou o Ministério da Saúde a encomendar novos equipamentos para os hospitais de referência. As orientações de prevenção à doença também foram reforçadas.

Em uma viagem, o caminhoneiro Nadir corta o Brasil. A carga que vai para o Nordeste saiu do sul do país – onde o número de casos da nova gripe é maior. “O que eu consigo cuidar, eu cuido. Se eu souber mais ou menos que tem uma pessoa suspeita, já evito, já não chego perto”, diz.

Os caminhoneiros são o alvo de uma campanha do ministério porque atravessam a fronteira com freqüência. Eles estão sendo orientados sobre os sintomas da doença e sobre como prevenir a nova gripe: lavar as mãos com frequência, proteger o rosto ao tossir ou espirrar e não dividir objetos como pratos e copos. A partir da próxima semana, soldados do exército vão ajudar neste trabalho nas fronteiras do sul do país.

Pessoas com doenças crônicas, crianças de até dois anos, grávidas e idosos continuam sendo considerados grupo de risco para o Ministério da Saúde porque têm a imunidade mais baixa. Mas o órgão já percebeu que a nova gripe tem uma incidência maior entre adultos jovens. O fato tem chamado a atenção, mas o motivo ainda não foi descoberto. Portal G1

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

A zona do Senado: ‘Contra as injustiças, só o silêncio, a paciência e o tempo’, diz Sarney

José Sarney: Velho ladrão, safado. Quem tem que ter paciência e culhão é o povo pra aturar tanto desaforo

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez um discurso de desabafo nesta sexta-feira, último dia de sessões da Casa, antes do recesso parlamentar.

“Contra as injustiças, só o silêncio, a paciência e o tempo”, declarou Sarney, de sua cadeira da presidência no plenário da Casa.

fora-sarney_pequeno O presidente fez um balanço do semestre e apresentou um relatório de atividades realizadas no período. Os demais parlamentares que acompanham a sessão manifestaram solidariedade a Sarney. “Não enxergo todo esse descrédito por parte da população brasileira. Por mais que se tente atribuir à população. Por tanto, senador Sarney, desejo boa sorte e um bom recesso”, afirmou o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) questionou Sarney sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou os senadores de “bons pizzaiolos” na quarta-feira (15). “Pergunto ao senhor, presidente Sarney, se o senhor já falou com o presidente Lula para defender o Senado dessas declarações?”, indagou Cristovam.

Sarney respondeu dizendo que entregaria o relatório de atividades do Senado ao presidente Lula. "E logo que estiver com ele (o presidente Lula), transmitirei as observações do senhor", disse Sarney.

“É preferível correr o risco de cometer injustiças contra esse ou aquele parlamentar, do que cometer injustiça contra a instituição”, afirmou Álvaro Dias (PSDB-PR). Portal G1

Foto: J. Freitas – Agência Senado

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Santa Catarina: Acidente mata três pessoas na BR-163 no Extremo-Oeste

Tragédia: Após batida, ônibus tombou e esmagou uma Parati no trecho de São José do Cedro da rodovia

Dois homens e uma mulher morreram em um acidente por volta das 6h desta quinta-feira no trecho de São José do Cedro da BR-163, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste. Morreram no local do acidente o casal Paulo Ângelo Costa Curta, 46 anos, e Ilor Moreira Martins Costa Curta, 37 anos, e o primo Claudir Costa Curta, 33 anos.

As três vítimas estavam em uma Parati, com placas de Guarujá do Sul, que se envolveu em uma batida com um ônibus de turismo, com placas de Cascavel (PR). Após a colisão, no km 98,7 da rodovia, o ônibus tombou sobre o carro. Chovia muito no momento do acidente. As vítimas estavam indo para uma consulta médica em Chapecó.

Os 41 passageiros do ônibus voltavam de um encontro de conselheiros tutelares em Porto Alegre e iam para Cascavel. No ônibus, 16 pessoas ficaram feridas, segundo informações preliminares. ClicRBS

Foto: Raquel Heidrich - DC


Share/Save/Bookmark

'É de embrulhar o estômago'

(*) Marcelo Moutinho: Alguns caras-pintadas ainda tem a capacidade de se indignar. Já a maioria...

Decepcionante. Triste. Desconfortante. Uma facada. Uma traição. Nojo. Em poucas palavras, representantes da geração que foi às ruas em 1992 pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor resumiram seus sentimentos ao ver nos jornais, ontem, a foto do presidente Lula abraçando o antigo adversário. Caras-pintadas como o escritor Marcelo Moutinho, que era militante do PT à época, se disseram indignados com os elogios de Lula ao senador Collor, 17 anos depois:

collor_lula_abraco_alagoas_14_07_2009 - É de embrulhar o estômago. Hoje (ontem), quando vi a primeira página do GLOBO, encontrei mais um motivo para desacreditar na política. Não que fique surpreso, porque concessões, em nome do pragmatismo, até são compreensíveis. Mas há imagens simbólicas, e essa é uma delas. Pragmatismo tem limite. Há concessões que vão além do pragmático: são uma facada na própria biografia dele (Lula), e em quem acreditou nele, por consequência.

Anteontem, em Alagoas, Lula abraçou Collor e disse que precisava fazer justiça com o ex-presidente e o líder do PMDB, Renan Calheiros, que "têm dado sustentação muito grande ao governo no Senado".

Moutinho lembra que, na época das passeatas do Fora Collor, ele tinha o cuidado de, mesmo como petista, pedir aos colegas de faculdade que não usassem o broche do partido nas manifestações.

- Meu argumento era de que aquilo não era um movimento de um só partido, mas de indignação de toda a sociedade - diz Moutinho, que tinha 20 anos em 1992. O Globo

(*) A foto (divulgação do site de Marcelo Moutinho) não expressa o que ele está sentindo na reportagem. Achei conveniente colocá-la em destaque para que as pessoas possam conhecê-lo.

Foto de Lula e Collor: Hélvio Romero - Agência Estado


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Zona total: Lula critica oposição por criação da CPI da Petrobras e diz "todos são bons pizzaiolos"

Lula com Stephanes na Embrapa: Provando uma pizza bem grande feita pelos senadores. Vai engasgar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje não estar preocupado com a CPI da Petrobras, instalada ontem. Segundo ele, há outras formas de investigar uma empresa do porte da Petrobras. Lula criticou a oposição pela insistência da criação da CPI.

"A mim não preocupa. O que eu acho é que tem gestos de irresponsabilidade na constituição de uma CPI dessas porque você pode pedir investigações da Receita Federal, da Controladoria Geral da República, do Ministério Público, da CVM", disse ele.

Lula afirmou que a CPI é interessante para quem "quer fazer um Carnaval". "Para quem quer investigar seriamente era preciso ter um outro mecanismo. Acontece que a Petrobras é a maior empresa brasileira, a empresa de maior projeção nacional, tem ações na Bolsa."

O presidente também aproveitou para usar o mesmo argumento dos petistas de que a oposição, quando era governo, queria privatizar a Petrobras. "Por que que a turma que queria privatizá-la ontem está hoje preocupada com a Petrobras? A minha preocupação agora não é com a CPI."

O presidente disse que sua maior preocupação agora é com o novo marco regulatório da exploração do pré-sal. "A minha preocupação é que me entreguem daqui a dez dias o novo marco regulatório da Lei do Petróleo por causa do pré-sal. Que quero anunciar ao Brasil qual será o novo marco regulatório e quero mandar para o Congresso as mudanças na lei que são necessárias. Enquanto a oposição grita, eu trabalho."

Questionado se a mistura de pré-sal com CPI daria em pizza, Lula respondeu: "Depende. Todos eles são bons pizzaiolos". Folha Online

Foto: Wilson Dias – Agência Brasil (editada)


Share/Save/Bookmark

Santa Catarina: Professores e seguranças entram em confronto na Assembleia Legislativa

professores_alesc_15_07_2009Rolo na Assembléia de SC: Professores teriam tentado forçar a entrada no plenário. A Casa é do povo?

Professores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/SC) entraram em confronto com seguranças da Assembleia Legislativa no início da tarde desta quarta-feira. Segundo as primeiras informações, os professores tentaram forçar a entrada no plenário, que já estava fechado.

Os membros do Sinte/SC afirmam que os seguranças agrediram professores. Os seguranças negam e dizem que foram chamados para o confronto. Não há informação sobre feridos, nem sobre danos ao patrimônio.

Os deputados deixaram o local, e a sessão chegou a ser suspensa. A Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) também fez manifestação no local.

Está programada a votação de projetos que dispõem sobre as atribuições dos agentes prisionais, o abono a professores e os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). ClicRBS

Foto: Diego Redel - DC


Share/Save/Bookmark

Opinião do Estadão: Da crise ao caos no Senado

Lula diz: É importante ser leal a Sarney porque há uma campanha pesada e não se pode individualizar

Em um intervalo da reunião do Gabinete do presidente Lula, na segunda-feira, o coordenador político do Planalto, ministro José Múcio Monteiro, transmitiu à imprensa o que seria o diagnóstico do governo sobre a crise do Senado - "instalada, mas em processo de superação". Era o que lhe competia propagar e é nesse desfecho que Lula investe os seus recursos de mando, quanto mais não seja porque ele se atrelou para o que der e vier ao seu parceiro José Sarney, o sitiado presidente de uma Casa em processo de desagregação. Lula decerto aposta que a sua popularidade o autoriza a assumir a irrestrita defesa de uma figura que hoje em dia encarna como ninguém o vicioso poder oligárquico na política nacional e, nessa condição, é alvo de denúncias devastadoras que ecoam amplamente na opinião pública.

Ainda na reunião ministerial, Lula exortou a sua equipe a cerrar fileiras em torno de quem ele é devedor por serviços prestados no transe do mensalão e com quem conta para unir o PMDB à candidatura Dilma Rousseff no próximo ano. "É importante ser leal a Sarney", comandou, "porque há uma campanha pesada contra ele e não se pode individualizar as acusações." Estas palavras abrigam uma falsidade e um despropósito - até aí nenhuma novidade, considerando o repertório do autor, embora a contumácia apenas acentue o seu cinismo. O que ele quer que se considere campanha nada mais é que uma sequência pesada, sem dúvida, mas de fatos objetivos que a imprensa desentranhou e que só agravaram a situação do seu protagonista nas raras vezes em que tentou contestá-los.

Leia mais aqui.

Mais escândalos recentes de Sarney e família, acesse:

Fundação Sarney repassa verba a seu diretor

Fernando Sarney é acusado de superfaturar obra de rodovia

ONGs da família Sarney recebem R$ 3 milhões de estatais


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 14 de julho de 2009

Um presidente com personalidade

Foto: Hélvio Romero - Agência Estado


Share/Save/Bookmark

A zona do Senado: Simon pede renúncia de Sarney e diz estar envergonhado

Pedro Simon: Chegamos no limite. José Sarney tem que renunciar a presidência como seus antecessores

Logo após discurso do líder do PSDB, o senador Arthur Virgilio (AM), pedindo ao Conselho de Ética do Senado para investigar denúncias contra o presidente José Sarney (PMDB-AP), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um discurso emocionado pedindo, desta vez, a renúncia do presidente do Senado:

- Chegamos no limite! Nessa altura não adianta mais o presidente Sarney se afastar. Ele tem que renunciar a presidência como seus antecessores. O que adianta encaminhar isso para o Conselho de Ética? Perdemos toda a credibilidade! Os membros do Conselho não foram indicados por suas qualidades, mas pela fidelidade, para fazer o que querem o líder Renan Calheiros e o Sarney, que controlam o partido.

Simon afirmou ainda que o Senado está em uma situação limite e disse não saber o que fazer.

- Estou morrendo de vergonha! Me dizem: vá para outro partido. Mas não tenho para onde ir meu Deus! Estou pensando em ir para casa. Não tenho mais nada a fazer aqui - desabafou o senador, afirmando que fora ao gabinete de Sarney para pedir que renunciasse, mas o presidente reagiu com tanta veemência, que desistiu. O Globo Online

Foto: Geraldo Magela – Agência Senado

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

A zona do Senado: Associação repassa verba de patrocínio à Fundação Sarney

Convento das Mercês: Aí fica a Fundação José Sarney, onde se reúnem ladrões e bandidos de toda ordem

A Abom (Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês), entidade de assistência social ligada à família Sarney no Maranhão, repassou recursos obtidos por meio de patrocínio cultural para a Fundação José Sarney.

A associação repassou à Fundação Sarney ao menos R$ 35 mil pelo aluguel de um espaço para festas - o pátio do Convento das Mercês, construído no século 17 e atual sede da fundação no centro histórico da capital maranhense.

A Folha informa que pelo menos uma destas festas foi financiada com dinheiro público. Trata-se do auto de Natal Canto de Luz, bancado pela Eletrobrás, controlada por aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). No fim de 2008, a estatal destinou R$ 389 mil à Abom.

O diretor da Abom, Raimundo Nonato Pereira Filho, ainda tem cargo no gabinete do senador Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) - a pasta é responsável pelo controle da Eletrobrás. Pereira Filho não quis falar ontem sobre os repasses. Folha Online


Share/Save/Bookmark

Opinião de A Notícia: Pressão democrática

Crise no Senado: José Sarney é mentiroso, sujo e ainda conta com o apoio e a proteção de Lula e do PT

Numa reação tardia interpretada como uma tentativa de entregar os anéis para salvar os dedos, o presidente do Senado, José Sarney, determinou ontem a anulação dos 663 atos secretos emitidos pela instituição nos últimos 14 anos. A decisão estabelece um fato novo na crise, como algo positivo para interromper a avalanche de escândalos que se avolumou sobre o comando da casa.

O documento que anulou os atos secretos foi assinado em atenção às recomendações do Ministério Público Federal e do relatório da comissão instituída para investigar as irregularidades denunciadas. A decisão foi de anular os 663 atos e, em 30 dias improrrogáveis, adotar as providências para que os cofres públicos sejam ressarcidos dos “recursos eventualmente pagos de forma indevida”.

Os atos secretos anulados referem-se aos 14 anos da administração de Agaciel Maia como diretor-geral do Senado. A interpretação da assessoria da mesa é de que funcionários que tenham sido nomeados por atos não publicados e que não tenham como comprovar o exercício da função terão de devolver os recursos recebidos a título de salário.

Eles são a comprovação de que seus responsáveis temiam que viessem a público e assim escancarassem as mordomias, os nepotismos ou a administração perdulária dos recursos da sociedade.

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A zona do Senado: MPF decide apurar denúncias contra a Fundação Sarney

José Sarney: O coronel do Maranhão, do Amapá, de Brasília, dono do PMDB e das almas do PT. Relho nele!

O Ministério Público Federal vai investigar a Fundação José Sarney. O procurador da República Tiago Sousa Carneiro decidiu apurar as relações da entidade - mantida pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) -, com a Petrobras. Carneiro vai solicitar amanhã ao Ministério da Cultura as prestações de contas do convênio da fundação com a estatal. A partir dessas notas fiscais, o MPF pretende buscar indícios de desvio de recursos públicos por parte da entidade, além da não execução do projeto, que previa a digitalização do acervo e a informatização do acesso aos documentos.

A decisão do procurador foi tomada depois que o jornal O Estado de S. Paulo revelou, na quinta-feira, que a Fundação José Sarney não executou o projeto e desviou R$ 500 mil - da verba de R$ 1,3 milhão da Petrobras - para empresas fantasmas, com endereços fictícios, e da família do senador, como a TV Mirante e as rádios Mirante AM e FM. O MPF avalia ainda a possibilidade de enviar o caso para a Polícia Federal abrir um inquérito em cima das suspeitas de mau uso do dinheiro público. Agência Estado

Foto: Geraldo Magela – Agência Senado

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

CPI da Petrobras - Cacalhada se reúne para tentar impedir trabalhos da Comissão

Ogro Ideli: Já tem pouco caco pra nos envergonhar por aqui. Aturar essa daí em Brasília é dose, negão!

Algumas lideranças governistas se reuniram na noite desta segunda-feira para avaliar qual é a melhor estratégia para impedir os trabalhos da CPI da Petrobras, que deve começar amanhã.

Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ideli Salvati (PT-SC), estão reunidos na casa do petebista Gim Argelo (DF) decidindo o que fazer.

Segundo interlocutores, uma dessas alternativas seria que o atual presidente interino da CPI, Paulo Duque (PMDB-RJ), abra os trabalhos amanhã, receba os requerimentos, mas não coloque em votação a escolha do presidente da Comissão. Uma das justificativas pode ser o número insuficiente de parlamentares para a votação.

A intenção dos governistas é ganhar tempo para abrir o diálogo com a oposição para abortar a CPI. Eles pretendem levar para a mesa de negociações argumentos de empresários afirmando que a CPI pode mesmo prejudicar a estatal. Folha Online

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

Santa Catarina: Cinco morrem em acidente na BR-282 em Palhoça

Excesso de velocidade: Na colisão, o automóvel Golf foi dividido ao meio. Sete pessoas estavam no carro

Atualização das 10:32 – 14/07/2009

Cinco pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas num acidente às 3h10min desta segunda-feira na BR-282 em Palhoça, na Grande Florianópolis. Elas estavam em um automóvel Golf, com placas de Florianópolis, que saiu da pista e bateu contra uma árvore no km 18,9 da rodovia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro seguia no sentido Santo Amaro da Imperatriz—BR-101. Quando trafegava no trecho pela comunidade Jaqueira, o motorista do carro, ainda não-identificado, teria perdido o controle da direção e batido contra a árvore. Na colisão, o carro foi dividido ao meio.

Segundo o tenente Túlio Zanin, do Corpo de Bombeiros, morreram no local:

- Alexandre Moraes dos Santos, 27 anos

- Jeniffer da Silva Pereira, 14 anos

- Aline Maiara Santos de Almeida, 17 anos

- Renata de Oliveira da Cunha, 23 anos, e

- José Carlos Moretto, 28 anos.

Outros dois ocupantes foram retirados das ferragens com ferimentos graves. Emerson Thomas, 21 anos, foi levado ao Hospital Regional de São José com suspeita de traumatismo craniano e hemorragia interna.

Jairo Rodrigo da Cruz Matilde, 17 anos, foi encaminhado para o Hospital Governador Celso Ramos, na Capital, com fraturas em ossos das pernas.

Conforme Zanin, um dos jovens ferido disse aos socorristas que os ocupantes do carro retornavam de uma casa noturna em Santo Amaro da Imperatriz para a comunidade Vila São João, na Capital, onde residiam. ClicRBS

Foto: Diego Redel - DC


Share/Save/Bookmark

domingo, 12 de julho de 2009

Santa Catarina: Seis veículos se envolvem em acidente na BR-116

Imprudência: Casal que estava no veículo Saveiro foi encaminhado para o hospital em estado grave

Seis veículos se envolveram em um grave acidente na noite deste domingo na BR-116 em Correia Pinto, na Serra Catarinense. Nenhuma pessoa morreu no local, mas um casal foi resgatado com ferimentos graves e conduzido à emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.

O acidente aconteceu por volta das 19h, no km 225 da rodovia, em uma reta com ultrapassagem permitida nos dois sentidos, perto do Aeroporto Regional.

Informações de testemunhas e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que uma ultrapassagem forçada teria provocado a colisão, que envolveu uma Saveiro de Correia Pinto, um Gol de Curitibanos, outro Gol de Curitiba, um Peugeot de São Paulo, um Doblô de Guaratuba (PR) e uma carreta Volkswagen de Curitiba.

Dos seis veículos, a Saveiro era o único que seguia no sentido Lages-Correia Pinto. Os dois passageiros do veículo, ainda não identificados, sofreram graves ferimentos e foram socorridos pelos bombeiros. Os dois estavam conscientes, mas com sangramentos por todo o corpo. ClicRBS

Foto: Alvarélio Kurossu - DC


Share/Save/Bookmark