sábado, 17 de janeiro de 2009

Ponte de ferro da Cabeçuda – Quando cair me avisem

A ponte de ferro com a maria fumaça transportando carga e passageiros

A história

Ponte Ferroviária das Laranjeiras. Assim foi chamada durante muitas décadas a Ponte da Estrada de Ferro Tereza Cristina, com um comprimento de 1.480 metros. Depois popularizou-se como “de Cabeçuda".

Em 07 de março de 1876, organizou-se na praça de Londres, uma Companhia com o título “The Donna Thereza Christina Railway Company Limited”, que foi autorizada a funcionar no Brasil por Decreto nº 6.343, de 20 de setembro de 1876. O escritório da “Companhia”, como era tratada a concessionária, foi instalado na Laguna.

Em 18 de julho de 1882, pela primeira vez um trem percorreu o trajeto Imbituba-Laguna. A construção da chamada Ponte das Laranjeiras tornou-se um capítulo à parte na construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristrina.

A ponte funcionou até 1934, quando em 1º de setembro daquele ano foi inaugurada a atual Ponte Henrique Lage.

A Estrada de Ferro já havia sido encampada pelo Governo Federal em 1902. Em 1906 as oficinas da Estrada de Ferro que eram situadas em Imbituba, foram transferidas para Tubarão. Os escritórios que desde a construção da Estrada de Ferro eram situadas na Laguna já haviam sido transferidos para a Cidade Azul. Em 1916 retornaram à Laguna onde ficaram até 1923. (texto de Valmir Guedes Jr)

Grade que deveria impedir o acesso de pessoas à ponte - não adianta nada!

A realidade

As imagens e os vídeos retratam fielmente a real situação desse importante patrimônio histórico, não só de Laguna, mas de todo o Brasil.

A “manutenção” da ponte deveria ser da competência da Ferrovia Dona Tereza Cristina, cabendo à Prefeitura Municipal de Laguna a fiscalização e limpeza do local.

Nenhuma providência vem sendo tomada, nem pela empresa que deveria zelar pelo seu patrimônio, tampouco pela Prefeitura de Laguna. Há de se ressaltar que o Decreto Municipal n° 34/77 determinou o tombamento da edificação. É mais ou menos assim: a Ferrovia joga a bola para a Prefeitura e a municipalidade devolve para a Ferrovia.

Na verdade a Ponte de Ferro da Cabeçuda é um peso que ninguém tem o menor interesse em carregar. Como o tempo se encarrega de tudo, melhor fosse que o patrimônio desabasse em plena Lagoa do Imaruí. É assim que os responsáveis pela manutenção da ponte devem estar pensando.

cabecuda_ponte_de_ferro_17_01_2009 (8)Cravos de madeira apodrecidos tentam suportar o peso da estrutura. As casas embaixo da ponte correm risco

Além da omissão pela conservação da patrimônio, a Prefeitura de Laguna faz vistas grossas à construção de casas sob a ponte. Há diversos imóveis edificados de forma irregular que oferecem grande risco aos moradores. Como pode ser observado, não existe a mínima segurança e qualquer pessoa leiga simplesmente fica abismada com o estado de conservação da nossa querida ponte e a coragem das pessoas em morarem embaixo dela.

Moradias irregulares embaixo da ponte

Não vou me alongar mais nesse assunto. As imagens são a prova cabal do que acabei de relatar e o que mais escreva servirá apenas para encher linguiça. Vejam e avaliem se estou “falando” da boca pra fora.

Vídeo 1 – Parcial embaixo da ponte

Vìdeo 2 – Parcial vista de cima da ponte

Um abraço a todos e até a próxima.


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Transmissão pela TV do Campeonato Catarinense: Justiça decide em favor da RIC Record

bl_decisao_judicial_campeonato_catarinenseCópia da decisão da juíza Denise Volpato que define os direitos de transmissão do Campeonato Catarinense de Futebol

A juíza de Direito da 2a. Vara Cível da Capital, Denise Volpato, acabou de deferir liminar em favor da Rádio e Televisão Record S/A (RIC Record), nos autos do processo 023.09.004493.

Caso a decisão não seja acatada pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina e RBS TV, a multa diária será de R$ 100 mil.

Segue a a íntegra da decisão:

DECISÃO: ANTE O EXPOSTO, exercendo prerrogativa legal, defiro o pedido de antecipação de tutela formulado para assegurar à autora (TV Record) o direito de transmitir com exclusividade as partidas do Campeonato Catarinense de Futebol 2009, sob pena, em caso de desobediência comprovada nos autos, ser imposta aos requeridos, solidariamente, multa diária equivalente a R$100.000,00 (cem mil reais), nos moldes previstos no art. 461 do CPC. CITEM-SE, com as cautelas de lei. Intimem-se, inclusive para se manifestarem as partes sobre a admissão da RBS TV Florianópolis S/A como assistente simples. PRAZO: O prazo para responder a ação, querendo, é de 15 (quinze) dias, contados da juntada do aviso de recebimento no processo. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo Autor na petição inicial (art. 285, c/c o art. 319 do CPC).
Denise Volpato
Juíza de Direito

Sem comentários!


Share/Save/Bookmark

Opinião do Estadão: Chorrilho de disparates

Eles se merecem: só um bocó como o Lula pra carregar esse mala do Carlos Lupi

Fiel ao seu conveniente princípio de conduta política - não entrar em bola dividida, como diria ele, com o seu gosto pelas metáforas futebolísticas -, o presidente Lula deixa o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, à vontade em campo para ameaçar o empresariado com represálias às demissões, além de produzir um chorrilho de disparates sobre a crise que já atingiu a economia nacional. Para punir empresas que demitem ele falou, na terça-feira, em corte de crédito dos bancos estatais. O que levou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a cobrar dele "a lista das empresas salvas" e a adverti-lo de que "não é hora de fazer demagogia".

Felizmente, na entrevista ao Estado de ontem, o tom mudou nessa questão das conversações entre empresários e empregados: "se as partes envolvidas acordam não cabe ao poder público intervir", disse ele. Mas o resto da entrevista foi um chorrilho de disparates. O pensamento vivo de Lupi se compõe de duas peças de puro desvario. Uma acusa empresários "espertos" de desempregar, "forçando a mão para pressionar (o governo), para ganhar uma margem de lucro maior".

A outra peça contém a previsão de que a crise do desemprego no Brasil "não dura mais que dois meses" - portanto, a onda de desemprego "está no fim". Em março recomeça a geração de empregos e o ano fechou com saldo positivo de 1,5 milhão de novos postos de trabalho. Indo mais longe do que Lula com a sua teoria da "marolinha", Lupi enriquece o festival de besteiras que assola o governo com a "filosofia de vida de carioca". Ela consistiria em saber que a onda que "parece que vai matar todo mundo acaba em espuma na beira da areia". (A onda que se ergueu no Oceano Índico em dezembro de 2004, o tsunami, matou 230 mil pessoas antes de virar espuma.)

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O meu paraíso

Um dia daqueles bem xaropes.

Nenhuma notícia interessante; nada que merecesse destaque ou justificasse o meu trabalho de copiar e colar alguma coisa neste espaço; só naba do Ramagi na Faxa de Gaze.

Hoise resolvi aproveitar o lindo dia (arrombassi, São Pedro!), tirei a bunda da cadeira e fui na praia fazer um “trelinho” da paisagem dos fundos da minha casa.

Pra quem me chama de mentiroso e diz que eu não moro na beira (na beira mesmo) da lagoa, está aí a prova! Arrepara a voz do mané…

Me perdoem pela tremedeira. O Ronaldo Coutinho (aquele da previsão do tempo que de quando em vez manda um abraço pra mim no programa do Hélio Costa – o Cabeça) tem razão ao dizer que eu preciso “regular a lenta”. A verdade é que se como fotógrafo eu já me considero uma negação, imaginem com uma filmadora na mão. Mas o que vale mesmo é a intenção, não tem?

Semana que vem vou testar a minha paciência. Pretendo ir no Farol de Santa Marta dar uma olhada naquela vergonheira e mostrar alguma coisa pra vocês. Isso se o dono da ONG Rasgamar, que é um cavalo vestido, não me der uma camaçada de pau. Tens tempo!

Um abraço a todos e viva o Vitório e a Ideli (mangalô treis veis).


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Garibaldi e Tião Viana reafirmam candidaturas à Presidência e dizem que vão "até o fim"

Garibaldi Alves Filho e Tião Viana, candidatos à presidência do Senado (Foto: Geraldo Magela)

Os senadores Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Tião Viana (PT-AC) reafirmaram em entrevista à imprensa, lado a lado, no final da tarde desta terça-feira, que são candidatos à presidência do Senado, não pretendem se retirar da disputa e irão "até o fim". Eles fizeram a declaração após a imprensa noticiar que o senador José Sarney (PMDB-AP) estaria disposto a lançar seu nome na disputa, desde que haja apoio dos partidos. Garibaldi e Tião almoçaram juntos nessa terça-feira.

- Somos candidatos e vamos até o fim do processo eleitoral. Não vai prevalecer nenhuma manobra. Confiamos em nossos partidos, que nos indicaram - sustentou Garibaldi.

- Minha candidatura é definitiva - completou Tião Viana, depois de interrogado se aceitaria retirar sua candidatura em troca do cargo de ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele frisou que não está "à procura de emprego".

Garibaldi Alves comentou a repercussão da mídia diante das declarações dadas por ele nessa segunda-feira, quando sustentou sua disposição em concorrer à Presidência, mas observou que não poderia fazê-lo se não contasse com o apoio de seu partido. Ele ponderou, porém, que não admitia, dessa forma, retirar sua candidatura, conforme foi noticiado. Agência Senado


Share/Save/Bookmark

Política de juros do BC vai na contramão do mundo, diz Aécio

Na opinião de Aécio o BC brasileiro continua no caminho inverso do que está fazendo o mundo

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, disse nesta terça-feira que a política de juros do Banco Central brasileiro vai na contramão do resto do mundo e contradiz os esforços do governo federal para reduzir os efeitos da crise financeira global.

"Eu acho que o Banco Central brasileiro continua no caminho inverso do que está fazendo o mundo" afirmou Aécio, que disputa com o governador de São Paulo, José Serra, outro crítico do BC, o direito de ser o candidato do PSDB à eleição presidencial de 2010.

"Em determinado momento, nós vamos ter que chegar à constatação de que o mundo inteiro está errado ao abaixar as suas taxas de juros para incrementar segmentos importantes da sua economia", ironizou Aécio, em entrevista na sede do governo mineiro.

O tucano afirmou que é apenas "espectador" do cenário econômico nacional, mas ressaltou que espera que o BC reduza a taxa básica de juros, atualmente em 13,75%. Na segunda-feira, levantamento feito junto ao mercado financeiro pelo próprio BC indicou expectativa de queda na taxa Selic que, segundo a pesquisa, chegaria a 11,75% em dezembro. Reuters

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

O ministro e a mentira do emprego

Carlos Lupi: Caco, mentiroso, bravateiro, puxa-saco, antipático e debochado

Gilberto Dimenstein

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, transformou seu cargo, no ano passado, numa festa de boas notícias. Periodicamente, ele mostrava, orgulhoso, o aumento do emprego e seus recordes, como se fossem uma obra do governo - o que, significava, por tabela, também sua vitória pessoal. O que é, obviamente, uma ilusão de marketing.

A ilusão aparece agora quando diminuiu, para dizer o mínimo, a festa dos anúncios. Qual é agora a reação do ministro? Culpar as empresas. Ele defende que, em troca de apoio oficial, as empresas se comprometam a não demitir. O governo era responsável pela boa notícia, mas nada tem a ver com a má notícia.

Assim como as empresas não eram moralmente boas porque contratavam - fazem isso porque contratar significa mais lucros -, elas não demitem porque são "ruins", mas apenas porque precisam balançar suas contas.

Uma das melhores posições que o governo poderia ter para garantir o emprego, além de gastar menos e melhor para reduzir impostos e sobrar mais recursos ao investimento, era defender a flexibilização das leis trabalhistas.

O que garante emprego é o crescimento econômico combinado com a melhoria da educação - e o que garante isso é o estímulo ao empreendedorismo e inovação. O resto é ilusão, como os anúncios do ministro.

Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha.


Share/Save/Bookmark

Santa Catarina: MP vai investigar hospedagem de turistas em escolas públicas de Florianópolis

Deputado estadual Herneus de Nadal (PMDB): um cicerone de luxo

O Ministério Público Estadual de Santa Catarina (MPSC) abriu dois inquéritos civis para apurar as hospedagens de turistas em escolas públicas de Florianópolis. A determinação é do promotor de Justiça Alexandre Herculano Abreu, da Moralidade Administrativa.

As investigações ocorrerão de forma separada. Um procedimento vai apurar a estadia na escola municipal Gentil Mathias da Silva, e outro, a da escola estadual Intendente José Fernandes.

Os dois estabelecimentos ficam na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, e vinham recebendo grupos de excursão do Oeste catarinense com diárias de R$ 5 a R$ 15 por pessoa. A prática foi mostrada em reportagens da RBS TV e Diário Catarinense.

O deputado estadual Herneus de Nadal (PMDB), que reconheceu fazer o intermédio para a vinda de estudantes na escola estadual Intendente José Fernandes, deverá ser ouvido pelo MPSC, além dos secretários estadual e municipal da Educação. O objetivo é apurar se houve improbidade administrativa ou não pelos responsáveis. ClicRBS


Share/Save/Bookmark

STF retira do ar informações de processos contra autoridades

Esse é o verdadeiro retrato da justiça brasileira. Simplesmente uma vergonha

O Supremo Tribunal Federal (STF) acabou, desde a semana passada, com as possibilidades de o cidadão poder acompanhar, pela internet, informações sobre a natureza das acusações contra autoridades que respondem a processos na mais alta corte do País.

A justificativa do Supremo é a de que a Secretaria de Tecnologia da Informação trabalha, durante o recesso forense, para aperfeiçoar os sistemas operacionais da intranet, onde apenas funcionários do tribunal têm acesso, e aqueles disponíveis ao público.

A Secretaria de Comunicação do STF nega qualquer tentativa de censura ao acesso às informações contra os políticos e autoridades, mas não informa quando a tipificação dos processos poderá voltar a ser divulgada.

Com as alterações hoje vigentes no site, é impossível, por exemplo, acompanhar a que crimes respondem os 40 acusados de participar do esquema do mensalão ou por que ilícito o ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello é réu na Suprema Corte.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Supremo, a falta de informações disponíveis é temporária e, ao término do trabalho dos técnicos da informática, todos os dados sobre a natureza dos crimes voltarão a ser disponibilizados ao público.

Internamente, o sistema de abastecimento de dados de ações penais e processos contra autoridades continua funcionando normalmente. Fontes do STF informam que as alterações no site ocorreram para evitar que processos que tramitam em segredo de Justiça possam erroneamente ser publicados na página do Supremo na internet. A Secretaria de Comunicação nega essa hipótese. Redação Terra


Share/Save/Bookmark

Grampo contra líder tucano pode levar CPI a prorrogar trabalhos

Deputado José Aníbal (PSDB/SP) que teve seu telefone grampeado (Foto: Paula Sholl)

A CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara pode ter seus trabalhos prorrogados mais uma vez após a descoberta de que o líder do PSDB na Casa, deputado José Aníbal (SP), foi vítima de grampo telefônico.

A comissão já teve o seu prazo de funcionamento estendido até o dia 15 de março. O relator da CPI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), disse que a prorrogação terá de ser discutida com os líderes partidários.

"A informação extraoficial é de que esse grampo teria ocorrido por uma triangulação: uma esposa contratou um detetive para investigar seu marido; o marido teria ligado várias vezes para o deputado e ela teria pedido para interceptar aquele telefone para saber do que se tratava. Mas de qualquer maneira é grave", afirmou.

Segundo Pellegrino, a CPI vai pedir acesso ao conteúdo do inquérito para, a partir disso, levar o caso à apreciação da própria comissão e dos líderes partidários. "A prorrogação da CPI foi negociada com o colégio de líderes. Então, só ele pode rever esse acordo, pois ficou acertado que prorrogação seria única e exclusivamente para discutir e votar o relatório."

A Polícia Civil de São Paulo divulgou na semana passada que havia desbaratado um complexo esquema envolvendo nove pessoas suspeitas de atuar na realização de escutas telefônicas e quebra de sigilo bancário.

Segundo as investigações, os dados eram vendidos depois. Entre os presos estão detetives, funcionários de bancos e de operadoras de telefonia. Também há policiais suspeitos de participarem do esquema, que seriam os responsáveis pela emissão de falsas autorizações judiciais para a quebra de sigilo telefônico enviadas para as operadoras de telefonia. Folha Online


Share/Save/Bookmark

Opinião do Estadão: A ameaça das demissões

Se discurso oficial criar emprego, o Brasil passará pela crise global com pouquíssimas demissões. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a economia brasileira vai abrir 1,5 milhão de postos de trabalho com carteira assinada em 2009. Essa estimativa, apresentada há uma semana, foi acompanhada de uma profecia audaciosa: "Em janeiro a situação se estabiliza e em março volta o crescimento forte na área da empregabilidade, que mede o bom resultado de uma economia." Toda pessoa responsável torcerá pelo acerto dessa previsão, mas os dados, neste momento, não justificam muito entusiasmo. Um terço das indústrias pesquisadas no mês passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) planeja demitir pessoal até fevereiro. Essa parcela, 32,5%, é praticamente igual à de janeiro de 1999, quando ocorreu uma das piores crises cambiais das últimas duas décadas.

No Brasil, os efeitos da crise internacional têm sido menos severos, até agora, do que noutras grandes economias, mas os sinais de enfraquecimento da atividade industrial são inequívocos. Houve acúmulo de estoques a partir de outubro, várias indústrias deram férias coletivas e parte dos produtos foi desencalhada graças a cortes de impostos e de preços. As exportações perderam impulso e o mercado interno não foi suficiente, até agora, para compensar o menor dinamismo do comércio exterior.

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Garibaldi diz que só desiste da candidatura à Presidência se PMDB assim o decidir

Garibaldi Alves em entrevista coletiva diz que não desiste de candidatura (Foto: Jonas Pereira)

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, disse nesta segunda-feira que a única hipótese de desistência da sua candidatura à reeleição seria a perda do apoio do seu partido, o PMDB. Garibaldi afirmou que não existe um candidato que o "bote para correr", pois conta com 19 votos no partido, e que não desistiria em favor do senador Tião Viana (PT-AC).

- Diga ao senador Tião Viana que se ele quiser desistir, que desista. Mas eu desistir em favor dele, não. Por quê? Dezessete senadores me apoiaram e outros dois trouxeram o apoio depois. Até agora, nenhum dos 19 veio me dizer que eu não contaria com o voto de um deles. Então eu não tenho motivo nenhum para desistir. Só desisto se o PMDB, aqueles senadores se reunirem e disserem: "não, você não é mais candidato". Sem o apoio do partido, fica difícil. A não ser que eu encontrasse outro partido, mas isso não é fácil. Eu não sou candidato de mim mesmo. Sou candidato da bancada - assegurou.

Garibaldi disse que, até onde sabe, o senador José Sarney (PMDB-AP) não é candidato e nem lhe pediu para desistir. Mas, dependendo das circunstâncias, ele admitiu que poderia conversar sobre a possibilidade. O senador lembrou que já foi candidato 11 vezes, entre eleições diretas a cargos diversos e à Presidência do Senado. Ganhou 10 delas, perdeu uma e não desistiu de nenhuma, frisou.

Garibaldi ainda disse que não teme uma possível impugnação da sua candidatura, pois afastou todas as dúvidas jurídicas recorrendo a pareceres de juristas como Francisco Rezek, Maurício Correia, Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Luiz Barroso e outros. Esses pareceres lhe deram a segurança de que qualquer tentativa de impugnação não obterá sucesso.  Agência Senado


Share/Save/Bookmark

Fidel não escreve "Reflexões" há 4 semanas

Fidel Castro jogando forca: continue bonzinho assim, tá?

O ex-presidente cubano Fidel Castro está há quatro semanas sem escrever suas "Reflexões", apesar dos eventos registrados no país, como a entrada de Cuba no Grupo do Rio, a visita à ilha de líderes com os quais não se reuniu e o 50º aniversário da Revolução Cubana.

O governante venezuelano, Hugo Chávez, afirmou no domingo que "o Fidel que percorria as ruas e cidades de madrugada (...), com seu uniforme e abraçando as pessoas, não voltará, ficará na lembrança", algo ratificado pelos dois anos e meio nos quais o líder cubano está sem aparecer em público.

O comandante-em-chefe, de 82 anos, não publica desde 15 de dezembro um novo artigo das "Reflexões", que começaram a ser difundidas em março de 2007.

Essa última coluna foi dedicada à comissão que elabora o convênio ambiental global que substituirá o de Kioto. O líder criticou os membros do grupo por acreditarem que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pode mudar o curso da história.

Nas últimas semanas, e a oito dias de o novo presidente assumir o poder na Casa Branca, Fidel não disse uma palavra sobre o assunto. Ultimo Segundo


Share/Save/Bookmark

Cristiano Ronaldo: ‘Podem soltar os fogos’

Os jogadores Xavi, Fernando Torres, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Kaka, na cerimônia de premiação do Melhor Jogador do Mundo/2008 (Reuters)

Após ser escolhido o melhor jogador do mundo pela Fifa, o atacante português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, brincou, ao "permitir" que seus familiares soltassem os fogos que haviam guardado para o momento da premiação, nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.

"É realmente um momento especial na minha vida. Tenho que deixar uma mensagem para minha mãe e minhas irmãs: podem soltar os fogos que vocês tinham guardado", disse o português, que no ano passado viu o brasileiro Kaká ficar com o troféu. Redação Terra


Share/Save/Bookmark

Lula diz que governo cortará custeio e pede para Dilma monitorar execução do PAC

Lula assiste ao desfile na abertura Couromoda, em São Paulo (Foto: Domingos Tadeu)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que os governos federal, estadual e municipal não devem cortar investimentos por conta da crise econômica mundial. Ao tomar posse no último dia 1º, prefeitos de várias cidades anunciaram corte de gastos para adequação dos orçamentos municipais ao cenário econômico internacional.

Segundo Lula, os cortes devem atingir o custeio (manutenção da máquina pública) e não os investimentos.

"Tudo o que for possível cortar em custeio, nós vamos fazer. Mas tudo o que for possível a gente colocar para gerar empregos, na construção civil, na habitação, nas rodovias, nas ferrovias, nós vamos fazer. E tenho certeza que esse é o compromisso do [governador de São Paulo, José] Serra, do [prefeito de São Paulo, Gilberto] Kassab, da Yeda [Crusius, governadora do Rio Grande do Sul] e de todos os governadores", afirmou Lula na abertura da 36ª edição da Couromoda. Folha Online

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

GM desligará 744 funcionários temporários em São José dos Campos

GM do Brasil em dia de festa, comemorando a marolinha do Lula

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirmou nesta segunda-feira, 12, que a General Motors (GM) informou à entidade que desligará 744 trabalhadores temporários da unidade da montadora na cidade. Segundo o sindicato, entre os demitidos estão 600 trabalhadores contratados no ano passado por meio de contratos por prazo determinado. "Alguns desses contratos venceriam somente em junho, mas a empresa dispensará os metalúrgicos imediatamente", informou.

A GM informou apenas que não está renovando os contratos de funcionários temporários, mas não confirmou o número citado pelo sindicato. A montadora deve divulgar comunicado oficial sobre o tema até o final do dia. Agência Estado


Share/Save/Bookmark

Pesquisadores protestam contra decisão do TCU sobre fundações

Fundações de apoio vinculadas às universidades: um antro de sacanagem

Um acórdão do TCU (Tribunal de Contas da União) que aponta irregularidades na relação das universidades federais com suas fundações de apoio está provocando a reação de pesquisadores, que temem que as novas regras engessem seus projetos.

Para o TCU e para o MEC (Ministério da Educação), porém, a decisão pretende apenas pôr um fim no abuso cometido por entidades públicas que, em muitos casos, podem se beneficiar de seu regime jurídico diferenciado para burlar a lei de licitações ou assumir tarefas fora de sua competência.

A decisão surgiu após várias denúncias de irregularidades, a mais famosa delas de uma fundação da UnB (Universidade de Brasília) que usou recursos para equipar o apartamento do ex-reitor Timothy Mulholland.

O TCU fez então uma auditoria em 464 contratos e convênios de 14 instituições federais que somavam R$ 950 milhões, e identificou uma série de irregularidades. A partir deste levantamento, foi aprovado, em 26 de novembro, um acórdão que determina providências aos órgãos federais, dando prazo de 180 dias para adequação. Folha Online

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

Santa Catarina: Nove pessoas morrem nas estradas no fim de semana

 Acidente com caminhão em Chapecó provocou três mortes (Foto: Raquel Heidrich)

Pelo menos nove pessoas morreram em acidentes nas estradas em Santa Catarina nesse fim de semana. A colisão mais grave foi em Chapecó, onde um caminhão desgovernado avançou contra quatro veículos e atropelou uma criança.

Três pessoas morreram na colisão e duas seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Oeste, nesta segunda-feira.

O acidente aconteceu no sábado à tarde, na SC-480. Ilson Sonni, de 50 anos, e o filho dele, de 12 anos, estavam no caminhão com placas de Chapecó. Numa das curvas da rodovia, Sonni perdeu o controle do veículo, que tombou e saiu da pista.

O caminhão atingiu carros estacionados no pátio de uma lanchonete e o Fiat Uno em que seguiam o motorista Pedro Rosalino Vieira, 59 anos, e Edinei Gonçalves da Rosa, 23 anos.

O garoto Bruno Keshener, 5 anos, que brincava no local, foi atropelado pelo caminhão, que levava uma carga de frango congelado.

Os dois ocupantes do caminhão morreram no local. Vieira, Rosa e a criança foram socorridos e levados ao Hospital Regional do Oeste, com ferimentos graves.

O passageiro do Uno morreu instantes depois. Os outros feridos no acidente continuam internados. ClicRBS


Share/Save/Bookmark

Opinião do Estadão: A despedida de um técnico

Engenheiro Jerson Kelman (esquerda), diretor da Aneel, que deverá ser demitido por Lula

O engenheiro que alertou o presidente Fernando Henrique Cardoso para o risco de racionamento de eletricidade, em 2001, e chamou a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um perigo semelhante, em janeiro de 2008, deixará amanhã o posto de diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), depois de cumprir um mandato de quatro anos. A presença de Jerson Kelman no comando de uma agência reguladora, num governo conhecido por seu empenho em manter esse tipo de organismo subordinado aos interesses políticos do Executivo, já era bastante estranha. Mais estranha seria uma indicação do presidente da República para sua permanência no cargo, em mais um mandato.

Kelman dirigiu no governo tucano a Agência Nacional de Águas (Ana). Nesse cargo, era um dos técnicos em melhores condições para alertar o governo sobre o risco de uma crise de abastecimento de energia. Agiu com discrição, antes da crise. Depois, quando teve de produzir um relatório sobre o apagão, foi bastante claro na exposição dos fatos. A crise não se deveu apenas à estiagem prolongada, mas também à insuficiência de investimentos. Com ou sem chuva, o País vinha rumando para uma situação de escassez de energia. O apagão não resultou apenas de uma decisão divina a respeito das chuvas.

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

domingo, 11 de janeiro de 2009

Opinião do Estadão: Outro mau exemplo

Arlindo Chinaglia (PT/SP), um dos caras mais rancorosos e debochados do Brasil

Era grande a esperança de que os atuais deputados federais, empossados em 2007, aproveitassem todas as oportunidades para mostrar, com nitidez, um comportamento diferente do que tiveram os integrantes da Legislatura anterior. Marcada por escândalos e por um espírito de corpo que evitou as punições exigidas pela sociedade, aquela Legislatura desgastou profundamente o prestígio e a respeitabilidade da Câmara dos Deputados e ficou conhecida como "a pior da história". Mas a Legislatura atual tem feito muito pouco, se é que fez alguma coisa, para mudar a imagem dos congressistas em geral e dos deputados em particular.

Os resultados da primeira reunião deste ano da Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), deixam indignados os cidadãos preocupados com o futuro do País. A reunião, realizada na quarta-feira, tinha como item principal da pauta a discussão de medidas que permitissem a redução dos gastos da Câmara. Se as aprovassem, os dirigentes da Casa mostrariam para a sociedade que também entenderam a extensão e a profundidade da crise internacional que já chegou ao Brasil e, como a maioria dos cidadãos - trabalhadores, empresários, chefes de família, donas de casa, contribuintes em geral -, estão apertando os cintos.

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark