sábado, 24 de outubro de 2009

Crise em Honduras: Volta de Zelaya se distancia com fracasso de diálogo

Honduras: Membros da delegação do Centro Carter reunidos Manuel Zelaya na embaixada do Brasil

As possibilidades de o presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, voltar ao poder foram quase sepultadas nesta sexta-feira depois que seus representantes abandonaram a mesa de negociações acusando o governo de facto de não ter intenções de chegar a um acordo.

As conversações para encontrar uma saída à crise, que mantém Honduras paralisada há quatro meses, pareciam condenadas depois que o governo de facto rejeitou na quinta-feira um ultimato dos representantes de Zelaya para permitir sua restituição.

Zelaya acusa o governo do presidente de facto, Roberto Micheletti, de querer prolongar indefinidamente o diálogo a fim de ganhar tempo para as eleições de 29 de novembro, quando o regime esperar virar a página da crise.

"Parece um insulto continuar perdendo tempo. Não existe a mínima vontade política (do governo de facto) de arrumar o problema", disse Zelaya à Rádio Globo desde a embaixada brasileira, onde permanece abrigado desde que voltou clandestinamente ao país, há um mês. O Glogo Online

Foto: Jornal El Heraldo

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Florianópolis: Novos monitores da Zona Azul devem ser contratados a partir de segunda

João Batista (de branco): O prefeito de facto reúne a cúpula pra ferrar com os miseráveis da Zona Azul

O prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista Nunes, anunciou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira que serão contratados 50 novos monitores de trânsito para a Zona Azul. Se comprovada a ilegalidade da greve pela Justiça, funcionários serão trocados, afirma o prefeito.

A partir de segunda-feira, além de novos funcionários, a Polícia Militar e a Guarda Municipal vão disponibilizar 30 pessoas para garantir a segurança do serviço.

João Batista Nunes esclareceu ainda que a Zona Azul não é um serviço público e que não há estabilidade no trabalho, já que é terceirizado. Ele reforçou que todos os dias parados serão descontados dos salários dos monitores. ClicRBS

Foto: Maurício Vieira - DC

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

Opinião do Estadão: Um fatalismo conveniente

Lula e um dos aliados: Para o debolóide vale tudo. Ética, moral e o cumprimento da lei, nem pensar

O presidente Lula é um realista radical. Para governar o Brasil, afirma, quem quer que chegue ao Planalto, "pode ser o maior xiita deste país ou o maior direitista", não terá escolha. Deverá se resignar à realidade política, formando alianças com as forças partidárias dominantes no Congresso, qualquer que seja o perfil - ou a folha corrida - de seus líderes e qualquer que seja o custo dessas barganhas. "Entre o que se quer e o que se pode fazer tem uma diferença do tamanho do Oceano Atlântico", justificou-se Lula numa entrevista à Folha de S.Paulo. E, para não deixar dúvida sobre os extremos a que chega o seu fatalismo, a sua crença no predomínio absoluto dos imperativos do poder sobre valores, princípios e afinidades, saiu-se com uma analogia que é puro Lula. "Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer", imaginou, "Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão."

Além de ostentar a costumeira autoindulgência, Lula não hesita em desqualificar quem se atreva a questionar os seus atos. O alvo, no caso, foi o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que chamou de "vale-tudo" a sua campanha antecipada, com recursos públicos, em favor da pré-candidata Dilma Rousseff - cujo maior evento até agora foram os 3 dias de "inspeções" das obras de transposição do Rio São Francisco, na semana passada. Primeiro, disse que "ninguém pode ser contra a Dilma ir às obras comigo". Depois, acusou o ministro de fazer "um debate pequeno". "Cada brasileiro tem o direito de falar o que bem entender", arrematou, "mas vamos continuar inaugurando." Isso também é puro Lula, no que contém de desprezo pela ética e de subordinação dos meios aos fins. (Num discurso, anteontem, ele foi ainda mais rombudo. "Agora desgraçou tudo", disparou, "porque os homens estão ficando nervosos porque nós estamos inaugurando obra.")

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Congresso confirma criação de CPI para investigar MST

Lula, o amigo do MST: O presidente mentiroso e populista que apóia a bandidagem no campo

A criação da CPI mista do MST foi oficializada nesta quinta-feira no Congresso. A comissão que pretende investigar repasse de verbas públicas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Até a 0h, os parlamentares poderiam retirar suas assinaturas do requerimento, mas maioria das adesões foi de parlamentares da oposição e a base não pode evitar a instalação.

De acordo com a Secretaria da Mesa do Congresso, embora tenham sido retiradas 23 assinaturas de deputados às 23h58 desta quarta-feira, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) apresentou em seguida outras 60 adesões ao requerimento, o que garante a criação da CPI mista.

A CPI foi criada apenas na segunda tentativa. Na primeira, há cerca de um mês, houve retirada de assinaturas. De acordo com a oposição, que recolheu as assinaturas, recursos federais são dirigidos a organizações não-governamentais (ONGs) que os transferem para o MST.

Ao todo, foram colhidas 185 assinaturas de deputados, 14 a mais que o mínimo necessário e de 35 senadores, oito além do mínimo. Por temer a retirada em massa de assinaturas, como ocorreu da primeira vez, a oposição só protocolou o requerimento depois de ouvir do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) um compromisso de que haveria sessão do Congresso impreterivelmente na quarta-feira. Notícias Terra


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Santa Catarina: Servidores da Saúde anunciam greve para novembro

Saúde em SC: Enquanto os servidores pedem migalhas os governantes fazem turismo internacional

Os servidores da Saúde de Santa Catarina decidiram entrar em greve a partir de 3 de novembro. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria nesta quarta-feira em Florianópolis.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde Privado e Público Estadual (SindSaúde), Edileusa Garcia, os servidores não aceitaram a proposta do governo sobre reajuste salarial.

Segundo Garcia, a Secretaria de Estado da Saúde apresentou proposta de pagamento do 50% do reajuste salarial em janeiro de 2010 e, de forma integral, a partir de agosto de 2010. A categoria não aceitou a proposta e decidiu entrar em greve.

Entre as reivindicações dos servidores está o reajuste salarial de 16,76%, reajuste do vale-alimentação de 80,65%, pagamento do vale-alimentação aos trabalhadores que estão em férias, de licença e aposentados, além do aumento de insalubridade. ClicRBS


Share/Save/Bookmark

Congresso cria CPI para investigar repasses de verbas ao MST

Ivan Valente: Em sessão do Congresso o "valente" do PSOL votou contra a criação da CPMI do MST

O requerimento que pede a instalação da segunda Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi lido na manhã desta quarta-feira no plenário do Congresso Nacional.

De acordo com o requerimento, o foco da investigação será o repasse de recursos que seriam feitos pelo governo federal a entidades ligadas ao movimento.

Para que a investigação realmente aconteça, será necessária a manutenção das assinaturas de pelo menos 171 deputados e de 27 senadores. Os parlamentares têm até a meia-noite para aderir ou desistir da iniciativa. Para ela, foram recolhidas 185 assinaturas na Câmara e 35 no Senado.

No final de setembro, um requerimento com os mesmos moldes foi protocolado e lido na Casa. Foram recolhidas 183 assinaturas na Câmara e 34 no Senado. Um movimento [de governistas], no entanto, resultou na desistência de 15 deputados e inviabilizou a investigação.

Para o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a instalação da comissão é uma maneira de criminalizar os movimentos sociais e será em vão. “O que está acontecendo de verdade é a criação de uma CPI contra a reforma agrária no Brasil, a favor do agronegócio, a favor da monocultura”, defendeu.

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), classificou o discurso de Valente como ultrapassado e afirmou que ele não condiz com o perfil do setor primário. Caiado comparou a tentativa de boicotar a instalação da comissão a uma “busca de defender o indefensável”. Portal G1

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

Opinião de A Notícia: O recado da Justiça

Dilma em campanha em Araraquara (SP): A Justiça Eleitoral deve servir pra punir todos, indistintamente

A Justiça Eleitoral de São Paulo adotou uma decisão radical e saneadora: cassou de uma só vez os mandatos de 13 vereadores da capital paulista. O motivo: terem eles recebido doações ilegais para a campanha de 2008. Apesar de ser uma decisão que envolve o caso específico, há embutido nela um recado geral para os candidatos e partidos que se estruturam para a campanha de 2010. O juiz de São Paulo considerou que a Associação Imobiliária Brasileira (AIB), entidade acusada de servir de fachada para o sindicato do setor imobiliário, não poderia ter feito doações a políticos. A legislação eleitoral do País proíbe doações de sindicatos. A questão ainda está em aberto, pois cabe recurso, e os vereadores vão se manter nas funções até a sentença definitiva.

A cassação dos vereadores ganha importância especialmente porque se sucede a uma série de outras decisões da Justiça Eleitoral em todos os seus níveis, algumas das quais cassaram mandatos de governadores, de prefeitos e de parlamentares federais e estaduais. Depois do escândalo do mensalão e das denúncias de irregularidades cometidas com recursos do chamado caixa 2, de sobras de campanha e de outros de duvidosa procedência e a partir dos rumorosos processos que esses fatos ensejaram, criou-se no País a consciência de que as instituições precisam agir com autoridade e presteza para estabelecer ou restabelecer o império da lei e dos princípios da ética.

Foto: Lucas Tannuri – Tribuna da Imprensa

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Santa Catarina: Banco do Brasil fechará 68 agências do Besc

Besc - Banco do Estado de Santa Catarina: Escolha o seu mascote

O Banco do Brasil fechará 68 agências do Besc em Santa Catarina. A medida afetará cidades pequenas, onde há agências de ambos os bancos. A ação faz parte de um plano de reestruturação que integra as agências nesses municípios.

Lauro Müller, Armazém, Jacinto Machado, Erval Velho e Antônio Carlos são as cidades divulgadas até agora que passarão pela mudança. Nesta terça-feira deve ser informada a lista completa.

O superintendente estadual do BB, José Carlos Reis da Silva, explica que a integração se justifica em municípios menores, onde há dois contingentes de pessoal trabalhando nos setores administrativos, com deficiência no atendimento dos clientes.

— Vamos deslocar este pessoal da administração para atender o público. Nosso objetivo é melhorar o atendimento e modernizar as agências. Tanto que nas agências pioneiras, onde há apenas dois funcionários, vamos colocar mais colaboradores para oferecer também crédito rural, o que antes não ocorria — diz.

Silva ressalta que, num primeiro momento, os funcionários das duas agências integradas ficarão trabalhando no local unificado. E somente depois ocorrerá o remanejamento de pessoal dentro do Estado.

— Quero tranquilizar os funcionários e antecipar que o BB não pretende fazer transferências compulsórias, nem demitir pessoal. Nossa preocupação é garantir melhor atendimento e para isso temos um plano com várias ações — afirma. ClicRBS

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O caso da agenda: Arthur Virgílio quer que Lina volte a falar aos senadores

Lina Vieira no Senado: A agenda foi encontrada e todo mundo sabe quem é que está mentindo

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), protocolará amanhã, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, requerimento para que a ex-secretária da Receita, Lina Vieira, seja convidada a comparecer novamente à Comissão.

"Devido ao surgimento de novas e irrefutáveis provas – assinala o senador – é imprescindível a presença da Sra. Lina Vieira, para apresentar todas as evidências que não tinham sido demonstradas da outra vez."

Nota o líder tucano que, quando esteve na Comissão, em agosto, a ex-secretária deu detalhes de sua ida ao Palácio do Planalto, a chamado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para tratar de assunto relacionado com investigação da Receita Federal envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney. Mas como sua agenda, segundo suas informações, se extraviara, não soubera precisar a data do encontro.

"A agenda, porém – assinala o senador – foi finalmente encontrada, conforme noticia a revista Veja na edição desta semana. Diz a matéria que, logo após a reunião com a ministra Dilma, no dia 9 de outubro de 2008, a ex-secretária da Receita escreveu a mão, na agenda: "Dar retorno à ministra sobre família Sarney". Gabinete do Senador

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

Santa Catarina: Catorze pessoas morrem em acidentes nas estradas no fim de semana

Mortes no trânsito: Até quando Santa Catarina irá encabeçar essa macabra estatística?

Pelo menos 14 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas estradas de Santa Catarina no fim de semana. No sábado, um acidente envolvendo dois carros, em Içara, no Sul, deixou cinco pessoas mortas na BR-101.

Os dois veículos, um automóvel Corsa e uma Caravan Chrysler, com placas de Araranguá e Joinville, respectivamente, trafegavam no sentido norte-sul da rodovia, quando o Corsa bateu na mureta de proteção e acabou jogando a van para fora da pista.

Três ocupantes do Corsa e dois da Caravan morreram no acidente. Vilson Prá Vitório, 47 anos, Carmem Lúcia Ferreira de Morais Montezano, 49 anos, e Rose Alano Eusébio, 46, voltavam de Tubarão, onde participaram de um evento em uma igreja evangélica, quando o carro deles, um Corsa com placas de Araranguá, colidiu na mureta. DC Online

Foto de Ulisses Job – DC (imagem do acidente em Içara)

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

Florianópolis: Ipuf concorda que não há garantia de emprego com privatização da Zona Azul

Protesto de empregados da Zona Azul: Se para as autoridades é mais fácil complicar, pra que facilitar?

A briga dos funcionários da Zona Azul de Florianópolis pela não-privatização do serviço deve seguir nos próximos dias. Os trabalhadores, que prometem manter suspensa a cobrança das vagas de estacionamento nesta segunda-feira, temem demissões com o projeto sugerido pela prefeitura da Capital.

O próprio presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Átila Rocha dos Santos, concorda que não há garantia de emprego com a privatização.

— Garantia de emprego é evidente que não se pode ter. O que se pode fazer é, no edital de emprego, buscar que a concessionária que venha a assumir este serviço mantenha o quadro de funcionário da Zona Azul — disse Átila. ClicRBS

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark