segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Florianópolis - Angela Albino aposta no diálogo com a população

A candidata do PCdoB à prefeitura de Florianópolis, Angela Albino, disse, em entrevista online no diario.com.br nesta segunda-feira, que o grande trunfo do seu programa de governo é o diálogo com a população. A candidata respondeu a perguntas dos 55 internautas que participaram do chat durante 45 minutos. Mais de 100 dúvidas não foram respondidas por falta de tempo.

A ordem das entrevistas foi definida por sorteio. Depois de Angela, o próximo candidato a ser sabatinado pelos internautas será Cesar Souza Junior (DEM), a partir das 11h desta terça. As entrevistas seguem com Nildomar Freire (PT) na quarta, Dário Berger (PMDB) na quinta e Joaninha de Oliveira (PSTU), na sexta. A série é retomada na segunda, 29, com Esperidião Amin (PP), e encerrada na terça, 30, com Afrânio Boppré (PSOL).

Confira os principais pontos discutidos durante a entrevista online:

Segurança

O programa de governo de Angela Albino aposta na geração de emprego e renda e na educação para combates a violência urbana. A candidata do PCdoB pretende criar quatro centros de educação integral e a Universidade do Mar, Turismo e Tecnologia.

Meio ambiente

Quando questionada sobre o Jardim Botânico do Itacorubi, a vereadora Angela Albino afirmou que foi a autora do projeto de lei que transformou o Parque da Luz, que era uma área comunitária institucional, em área verde de lazer e que pretende fazer isso em outros pontos da cidade. A candidata do PCdoB acredita que praças custam barato, trazem convivência urbana e diminuem a violência.

Transporte coletivo

A candidata Angela Albino pretende transferir para a política municipal a gerência da mobilidade urbana, já que atualmente as questões do transporte coletivo, por exemplo, são definidas pelas empresas.

— Vamos revolucionar o transporte coletivo, não com idéias mirabolantes, mas com o domínio do gerenciamento do transporte coletivo. Será a prefeitura quem definirá horários, linhas e percursos. Quanto aos terminais de ônibus abandonados, é um lamento ver tanto dinheiro público jogado fora. Daremos uma destinação comunitária para aqueles espaços.

A candidata também pretende informatizar todo o sistema do Setuf para evitar filas, principalmente no recadastramento dos estudantes e recarga do cartão de passe.

Trânsito

Para desafogar o trânsito em Florianópolis, a candidata do PCdoB aposta em um transporte coletivo mais atraente e em investimentos em transportes alternativos, como o marítimo e o cicloviário.

Área cultural

Angela Albino pretende investir 1% do orçamento municipal em cultura e criar um fundo municipal de cultura. Segundo a candidata, atualmente, apenas 0,2% do orçamento da prefeitura é investido na área cultural.

Segundo turno

Quando questionada sobre o apoio em um eventual segundo turno sem seu nome, Angela Albino afirma que ainda está na batalha e que não vê Florianópolis representada pelas outras candidaturas.

— Em 2004, quando estas mesmas forças estiveram no 2º turno, 60 mil pessoas votaram entre branco e nulo. Quero ser a candidata que levará uma nova possiblidade para o segundo turno. DC Online

Comentário: Participei hoje pela manhã do chat com a candidata Ângela Albino. Tinha prometido a mim mesmo que nunca mais iria gastar o meu tempo fazendo perguntas via internet para qualquer candidato, mas resolvi arriscar.

A decepção não poderia ter sido outra. Das 10 perguntas que fiz à candidata nenhuma delas mereceu resposta. Perguntas, por exemplo, de como ela via o fato de o ministro dos Esportes Orlando Silva, que é do seu partido (PC do B), vir prometendo Florianópolis como candidata a sediar jogos da Copa do Mundo, ao invés de destinar uma pequena parcela do que seria investido nesse evento em áreas de lazer na periferia de nossa cidade.

Além do pouco tempo de participação, a impressão que deixa é a de que os candidatos que se submetem a esse tipo de debate respondem aquilo que lhes convém, com a conivência dos irritantes moderadores.

Não vale a pena perder tempo com essas bobagens!


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: