terça-feira, 23 de setembro de 2008

Google revela hoje 1º celular com seu sistema

_dream_google

O iPhone ganhará um novo concorrente a partir de hoje: o Dream, primeiro celular com software apresentado pelo Google e que tenta desbancar o aparelho fabricado pela Apple.

Operado nos Estados Unidos pela T-Mobile e fabricado pela HTC, o Dream é um celular com design simples, mas com a particularidade de funcionar com o Android, uma plataforma de software para telefones móveis desenvolvida pelo Google.

O Android faz com que a navegação pela internet a partir do celular seja mais simples, permite abrir várias aplicações ao mesmo tempo, o que não é possível com o iPhone, e facilita a troca de dados e contatos entre usuários.

Por enquanto, o Dream será oferecido exclusivamente com a T-Mobile, mas o Google convidou todos as operadoras a fabricar telefones que funcionem com o Android, cujo código é aberto e permite às companhias telefônicas economizar em licenças de software.

Para o Google, que ganha grande parte de suas receitas graças à publicidade na internet, o Dream é mais um passo rumo ao sonho de uma sociedade permanentemente conectada à rede e aos serviços do buscador.

Aposta

"Se a internet é amplamente acessível, é bom para nós", disse recentemente Sergey Brin, co-fundador do Google. Coincidindo com seu décimo aniversário, o gigante das buscas declarou que vai "apostar forte na web móvel" nos próximos anos.

Espera-se que o Dream custe US$ 200 nos EUA --preço aproximado do iPhone e de alguns modelos do BlackBerry-- e que comece a ser vendido em outubro.

Os analistas que tiveram acesso ao telefone concordam que ele não supera o iPhone em design, mas opinam que apresenta algumas vantagens para o usuário. Seu aspecto não é tão elegante quanto o do iPhone, mas o Dream incorpora um teclado sob a tela, que possivelmente também será tátil.

Segundo a revista americana "Time", o Dream permitirá cortar e digitar textos nos e-mails, o que não é possível com o iPhone. Porém, o mais interessante é o chamado Android Market, a resposta do Dream à loja de aplicativos da Apple para o iPhone e o iPod Touch.

Estes aplicativos, dos quais a Apple distribuiu mais de 100 milhões em pouco mais de dois meses, são programas muitas vezes gratuitos desenvolvidos pela própria companhia ou programadores independentes que incorporam novos usos ao telefone.

No Dream, todos os aplicativos serão de graça e o usuário poderá utilizar vários ao mesmo tempo.

Enquanto a Apple decide que programas autorizar em sua loja on-line, o Android é um sistema aberto no qual todos os aplicativos terão validade.

Segundo o "Time", entre eles há alguns muito interessantes como um sistema de navegação chamado BreadCrums, que não só mostra o caminho a seguir, mas também fotos das ruas para ajudar o usuário a se orientar.

Outro aplicativo, o TuneWiki, transforma o telefone em um Karaokê portátil e oferece vídeos musicais do YouTube, propriedade do Google, com a letra das canções para que o usuário possa cantá-las caso queira. Agência EFE


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: