segunda-feira, 5 de maio de 2008

Valeu, Figueira!

Determinação e garra foram os principais ingredientes da conquista do 15º título estadual do Figueirense. Jogando no Heriberto Hülse, contra a torcida adversária e o gramado prejudicado, a equipe do Figueirense que tinha a vantagem do empate, venceu o Criciuma pelo placar de 1x0 na prorrogação. Com o resultado, o time mais vezes campeão garantiu um título inédito na história do clube, conquistado fora de casa.

No primeiro jogo da final, semana passada, em Florianópolis, o Figueirense venceu a equipe do Criciuma por 1x0.

O jogo

A equipe do Figueirense abriu o marcador aos vinte minutos do primeiro tempo, em uma roubada de bola Welington Amorim deu o passe para o Cleiton Xavier fazer o gol. A equipe do sul do estado continuou pressionando e fechou o primeiro tempo com empate, na cobrança de falta de Cláudio Luiz.

No segundo tempo, o Criciuma manteve a pressão e voltou a marcar com Zulú e Cláudio Luiz novamente. O Criciúma fechou o tempo regulamentar com o placar de 3x1. Com a vitória do time do sul do estado no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação, onde quem vencesse sagraria-se campeão.

Apesar da disposição adversária desde o início da partida, a qualidade técnica e a preparação física do Figueirense foram decisivas para que o único representante catarinense na série A, retomasse a vantagem na prorrogação. O gol do título saiu aos 4 minutos do segundo tempo, depois de uma tabela entre o meia Marquinhos com o jovem atacante Bruno Santos, que mandou para o fundo da rede adversária. Bruno Santos, das categorias de base do clube, fechou o campeonato com o saldo de 5 gols, em atuação importante, confirmou sua décima terceira partida pelo estadual.

A torcida que compareceu em grande número, superou os 1.900 lugares destinados aos visitantes e junto com o elenco alvinegro, comandou a festa, diante de um Heirbeto Hülse lotado. Em Florianópolis, os torcedores que não puderam ir a Criciúma, comemoraram na avenida Beira Mar Norte, com carreata e muita festa nas ruas.

A taça do título estadual que recebeu o nome Ariel Botaro Filho, em homenagem a memória do vice-presidente de comunicação do clube, foi levantada com muita emoção pelos jogadores. Para o zagueiro Asprilla, o título teve um sabor especial. "Foi o melhor aniversário da minha vida" - disse. Já o meia Elton, preferiu comemorar atravessando o estádio de joelhos, para pagar uma promessa.

O treinador Alexandre Gallo, participou da festa do título e garantiu que apesar das críticas, nunca deixou de acreditar no sucesso da equipe. Na oportunidade, agradeceu a toda delegação, em especial aos preparadores físicos do clube, Hudson Coutinho e Cristiano Nunes, pelo importante trabalho feito com o elenco, durante o campeonato.

O Figueirense que é o único representante catarinense na série A, depois da festa do título estadual, reinicia suas atividades focando no seu primeiro compromisso no brasileiro. A partida será no próximo dia 11 de maio, contra a equipe da Portuguesa, em São Paulo.

Retrospecto favorável ao Figueirense

Figueirense e Criciúma já haviam se enfrentado em três partidas no campeonato estadual de 2008. No primeiro turno o Figueirense saiu com a vantagem de uma vitória por 4x2. No segundo turno a equipe do Criciúma respondeu com o placar de 3x1. No primeiro confronto da final o alvinegro voltou a levar vantagem, com o resultado de 1x0.

No retrospecto, as duas equipes se enfrentaram pela terceira vez em decisões estaduais. O Figueirense repetiu o feito de 1994 e confirmou o segundo título conquistado em cima da equipe do sul do estado. Assessorias de Imprensa do FFC
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: