segunda-feira, 5 de maio de 2008

O valor da humildade: Guga exalta Larri e quer seguir no tênis

Às vésperas de se aposentar do circuito profissional, o tenista Gustavo Kuerten destacou nesta segunda-feira a importância do técnico Larri Passos em sua carreira. Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o tricampeão de Roland Garros disse que considera o treinador como se fosse um pai.

"Me perguntaram uma vez se o Larri era meu pai, e eu respondi que não, mas que sim também. Ele teve uma presença muito grande tanto dentro quanto fora de quadra. Não consigo falar de mim sem falar do Larri", disse Guga, que irá se aposentar logo depois de participar do torneio de Roland Garros, que começa neste mês, na França.

Sobre o sucesso obtido nas quadras pelo mundo, Gustavo Kuerten apontou que, apesar das dificuldades, sobretudo nos últimos anos, o saldo foi bastante positivo.

"Eu aprendi a ser um ídolo. Todo mundo se perguntava se eu era um ídolo ou não, até eu mesmo. Mas fui me adaptando, formando minha imagem para as pessoas", afirmou Guga.

"(Ser ídolo) sempre foi me reconfortando, me animando. Acho que as pessoas não me viam só pelos resultados, mas também pela maneira que eu encarava o tênis. Mesmo com dificuldades nos últimos três ou quatro anos, estive sempre buscando os resultados, com muita luta, e acho que isso contagiava todo mundo", declarou.

Guga comentou também sobre o que espera na edição deste ano de Roland Garros, a última em sua carreira. "Tenho a expectativa de como o público vai me ver pela última vez. O pessoal da França sempre teve muito carinho por mim, mesmo sendo um lugar distante do meu país".

Por fim, o tenista disse que ainda não sabe o que vai fazer depois de deixar as quadras. No entanto, Guga tem certeza que quer continuar ligado ao tênis.

"Agora, o momento é para refletir um pouco. O tênis ainda tem alguns desafios para mim, mas de uma maneira mais objetiva, ainda não sei como vai ser. Quero ajudar ativamente, na academia com o Larri, incentivar a garotada", afirmou. "Tem alguns conceitos que devem ser mudados no tênis para gerar mais jogadores". Redação Terra
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: