segunda-feira, 5 de maio de 2008

Senadores criam estratégias para depoimento de Dilma em comissão do Senado

A oposição vai cobrar da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) nesta quarta-feira explicações sobre o dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com as chamadas "contas B", que deram origem ao cartões corporativos. Embora a convocação de Dilma na Comissão de Infra-Estrutura do Senado tenha sido aprovada para a ministra falar sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), senadores do DEM e PSDB já anunciaram que vão focar o depoimento no dossiê.

Os governistas, ao contrário, se articulam para encher o plenário da comissão com o objetivo de tirar o tema "dossiê" do centro dos debates. A base aliada já encomendou questionamentos referentes ao PAC para evitar que a oposição desvie o foco do depoimento.

Os oposicionistas, por sua vez, não escondem que também montaram uma "artilharia" de perguntas para a ministra sobe o vazamento de informações da Casa Civil que deu origem ao dossiê.

A expectativa é que o depoimento da ministra se transforme em disputa política entre senadores do governo e da oposição. "Eu espero que ela aproveite a oportunidade e nos poupe de pedir em outras instâncias que ela fale sobre o dossiê. Ela tem que se explicar perante a sociedade", afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

A oposição argumenta que, se Dilma esclarecer de forma contundente detalhes sobre a montagem do dossiê, poderá ser poupada de se explicar em outras instâncias do Congresso. DEM e PSDB, no entanto, afirmam que só vão desistir de novas convocações se a ministra conseguir detalhar sem restrições toda a operação de confecção do dossiê.

"O dossiê existe, foi produzido pela Casa Civil para constranger o ex-presidente Fernando Henrique e dona Ruth. A ministra tem que explicar com que objetivo ele foi feito, principalmente no que diz respeito ao uso da máquina para constranger as pessoas", afirmou Agripino. Folha On Line
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: