sexta-feira, 9 de maio de 2008

CNBB defende índios e critica a ausência do Estado na Amazônia

O vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil), dom Luiz Soares Vieira, defendeu nesta sexta-feira a manutenção da demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Dom Vieira disse que a reserva não representa ameaça à soberania nacional e que o problema do local é a ausência do Estado.

"Não há perigo algum daquilo se tornar outro país. O perigo não são os índios, é a ausência do Estado nessas regiões", afirmou.

Dom Vieira disse ainda que a igreja "entrou com tudo" na defesa dos índios e vem sofrendo retaliações.

Segundo o bispo, a Diocese de Roraima é vítima de perseguição. Ele comemorou a prisão de arrozeiros da região que entraram em confronto com os índios. Foi preso o arrozeiro e prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero (DEM).

"A prisão do arrozeiro foi um ato muito sóbrio. Temos confiança no STF (Supremo Tribunal Federal)", acrescentou.

O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, concordou com as críticas do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, que chamou a política indigenista do governo federal de caótica. "Ele tem razão, a política indigenista tem que melhorar e muito. Não é só Roraima", afirmou.

Dom Vieira defendeu a criação de uma política global para a Amazônia. "A região não pode ser tratada dessa maneira, é uma região muito sensível", disse. Folha On Line
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: