quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Atola, negão! - STF concede liberdade a Hugo Chicaroni, último preso da Satiagraha

1_stf_laxanteO STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou hoje o pedido de habeas corpus para Hugo Chicaroni. Ele era o único dos detidos pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que continuava preso.

O professor universitário entrou na Justiça após Humberto Braz - braço-direito do banqueiro Daniel Dantas - ter sido solto na tarde de ontem.

Chicaroni e Braz são acusados junto com Dantas de tentar subornar um delegado da Polícia Federal. Na ocasião, a dupla teria tentado livrar o banqueiro do Opportunity das acusações a mando dele.

De acordo com a advogada de Chicaroni, Maria Fernanda Muniz, não há motivos para que Chicaroni continue preso."Os motivos para a prisão preventiva não subsistem mais. Se os outros réus estão na rua, por que Chicaroni ficaria preso?", questionou.

A exemplo de Muniz, a defesa de Braz argumentou que não havia tratamento igual para todos os acusados uma vez que somente os dois continuavam presos.

Amizade com Protógenes

A defesa de Chicaroni disse hoje que ele foi vítima de uma armadilha montada pelo delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz.

A advogada Maria Fernanda Carbonelli Muniz, que defende Chicaroni, disse que seu cliente foi chamado para um encontro no restaurante por Protógenes --de quem seria amigo. Ela disse que Chicaroni foi usada como isca devido à amizade que tinha com Protógenes. "Isso é obvio que foi uma provocação induzindo à prática de um crime."

Ela chamou o encontro de um flagrante preparado por Protógenes. "Foi um flagrante preparado. Não estamos falando de armadilha. Mas foi uma provocação de um agente estatal." Folha Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: