segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Demagogia ideológica: Lula recebe oficiais Generais e o “alto comando” da UNE, na polêmica sobre anistia

1_lula_dorme
Jorge Serrão

A luta (ideológica) continua... A demagogia do chefão Lula também. Nesta terça-feira, às 10 horas, o presidente recebe, em solenidade no Palácio do Planalto, os oficiais-generais promovidos. Todos esperam que Lula da Silva ponha um final na polêmica aberta pelo ministro da Justiça, o tenente R/2 de Artilharia Tarso Genro, e seus revanchistas amestrados sobre a questão da Lei de Anistia ou sobre uma flexibilização dela para punir os militares que atuaram na repressão à guerrilha urbana na década de 60/70.

Só que os chefes militares devem continuar esperando. Tudo indica que Lula será evasivo, como sempre. Na mesma terça-feira em que fará festinha para os militares, Lula vai recepcionar, à tarde, o “Alto Comando” da União Nacional dos Estudantes. Curiosamente, os jovens da UNE que se reunirão com o Chefão-em-comando, no Rio de Janeiro, serão os mesmos que foram ao Clube Militar, na quinta-feira passada, gritar palavras de ordem contra os militares e a dita-dura. Será que Lula fará o mesmo discurso para ambos os lados?

Os militares gostariam de uma manifestação de Lula como comandante supremo das Forças Armadas, admitindo, como já disseram o vice-presidente José Alencar e outros ministros, que não compactua com as idéias de Tarso, que a anistia é uma questão do Judiciário e que o Executivo não vai tomar a iniciativa de reabrir a discussão sobre a lei. O que vai dizer aos militares será tema da pauta da reunião da coordenação política, nesta segunda-feira, às 16 horas. Lula volta ao trabalho, depois do passeio Olímpico na China. Mas o ministro da Defesa, Nelson Jobim, não estará lá para defender a proposta de aliviar a barra dos militares. Jobim tem viagem marcada para a Amazônia.

O chefão Lula sentiu a pressão do seminário realizado quinta-feira passada no Clube Militar, no Rio. O comandante militar do Leste, General Luiz Cesário da Silveira, e o chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército, General Paulo César Castro, membros do Alto Comando, compareceram ao ato à paisana, como “pessoas físicas”, se é que isto é possível na prática. A presença deles descontentou o Palácio do Planalto, que entendeu o recado das Legiões.

Toda a estória deve acabar como dantes no quartel de Abrantes... Blog Aterta Total


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: