domingo, 10 de agosto de 2008

Rússia bombardeia Tbilisi e Bush diz que ofensiva é 'inaceitável'

Refugiada deixa a região de Ossétia do Sul; conflito já teria 40 mil refudiados

Refugiada deixa a região de Ossétia do Sul; conflito já teria 40 mil refudiados

Aviões do Exército russo bombardearam, nas primeiras horas de segunda-feira, bases militares e radares próximos à Tbilisi, capital da Geórgia, segundo informações do Ministério do Interior georgiano. Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que está em Pequim, afirmou nesta segunda-feira, 11, que o ataque militar russo é "inaceitável".

Bush defendeu o direito de a Geórgia se defender da ofensiva militar russa. Antes, o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, havia se solidarizado com o presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, afirmando que os ataques russos não poderiam ficar sem respostas. O conflito na região do Cáucaso começou na sexta-feira, quando tropas da Geórgia invadiram a região da Ossétia do Sul, que busca a independência e onde boa parte da população é russa.

De acordo com as primeiras informações do governo da Geórgia, "foram duasbombas. Uma na base militar de Kojori e outra em Makhata." Apesar dobombardeio, não havia informações sobre mortos ou feridos, afirmou oporta-voz do Ministério do Interior, Shota Utiashvili. Ainda de acordo com oministério, as explosões puderam ser ouvidas do centro da capital Tbilisi.

Uma porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Tbilisi disse que cerca de 10 mil pessoas viram-se obrigadas a abandonar suas casas por causa do conflito entre a Geórgia e a Rússia. Referindo-se a estimativas sobre o número de refugiados que fugiram da Ossétia do Sul para a Rússia, a porta-voz Maia Kardava disse que "a cifra de 30 mil parece ser verdadeira. Dentro da Geórgia, são mais de 10 mil". Com isso, seriam 40 mil os refugiados do conflito. Agência Estado


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: