segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Daniel Dantas recorre ao STF para não falar na CPI dos Grampos

CPI CORREIOS E MENSALAO/DANIEL DANTAS O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, entrou no fim da tarde da última sexta-feira com pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para não ser obrigado a responder a todas as perguntas da CPI das Escutas Clandestinas na Câmara.

O depoimento está marcado para esta quarta-feira. Amanhã, a comissão ouve o juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martin De Sanctis, que decretou a prisão de Dantas na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, realizada em julho.

De Sanctis é o juiz responsável por decisões que já determinaram a prisão do banqueiro por duas vezes. Nas duas oportunidades, a defesa de Dantas conseguiu reverter as prisões no STF (Supremo Tribunal Federal).

Entre os questionamentos, os deputados pretendem saber do juiz sobre uma suspeita de espionagem ilegal de uma sala usada pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, para reunir-se com assessores. No entanto, o juiz já negou, em mais de uma oportunidade, o envolvimento com a suposta espionagem.

Quanto a Dantas, os deputados vão questioná-lo sobre as acusações de que contratou a multinacional Kroll, para monitorar autoridades.

O banqueiro também é acusado, com mais dois suspeitos - Hugo Chicaroni e Humberto Braz -, de corrupção ativa por suposta tentativa de subornar um delegado da Polícia Federal para livrar o banqueiro das investigações da Operação Satiagraha.

A operação chegou a prender Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas, entre outras pessoas. Agência Estado


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: