quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Daniel Dantas depõe hoje protegido por liminar do STF

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas ouve hoje (14h30) o banqueiro Daniel Dantas, cuja convocação foi proposta pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar em pedido de habeas corpus ajuizado pelo banqueiro. A decisão garante a ele os direitos de não ser preso se ficar calado e de ser assistido por advogado durante o depoimento, além de ter acesso aos documentos da CPI.

A comissão quer ouvir Dantas sobre a Operação Chacal, realizada pela Polícia Federal em 2004, que desvendou um esquema de escutas telefônicas clandestinas feitas pela empresa americana Kroll Associates. As escutas teriam sido encomendadas por Dantas durante a disputa pelo controle acionário Brasil Telecom com a Telecom Itália. A investigação demonstrou que a Kroll também investigou autoridades brasileiras.

Escutas confirmadas

Na semana passada, o delegado da Polícia Federal Élzio Vicente da Silva confirmou à CPI que a Kroll fazia escutas contra a Telecom Itália. Silva comandou a Operação Chacal. Também em depoimento na CPI na semana passada, o delegado Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha, confirmou que o grupo de Daniel Dantas está sendo investigado pela prática de escuta telefônica ilegal, além de crimes financeiros, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e formação de quadrilha. Agência Câmara


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: