sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Opinião: Nelson Jobim ataca nos bastidores para se viabilizar como candidato do PMDB à sucessão do chefão Lula

Jorge Serrão

Um trabalho bem feito de marketing - reforçado por ações espetaculosas de mídia e de relações públicas, junto com um oculto lobby nos setores jurídicos, militares e, sobretudo, financeiros - tenta viabilizar o nome de Nelson Jobim como candidato à sucessão presidencial do chefão Lula, em 2010, como cabeça de chapa do PMDB, ao qual é filiado. O atual ministro da Defesa partiu para o ataque no bastidor da sucessão, depois que estudos e pesquisas revelaram que as candidaturas de Dilma Rousseff, Ciro Gomes e até de Aécio Neves não conseguem decolar.

O gaúcho Jobim quer se posicionar como uma alternativa confiável a José Serra – principalmente aos olhos da Oligarquia Financeira Transnacional que manda no mundo globalizado. O governador paulista já montou seu esquema financeiro para garantir a indicação de candidato tucano. O mineiro Aécio Neves, embora em campanha o tempo todo, vem perdendo espaço no PSDB. O neto de Tancredo Neves já não conta com o apoio seguro que tinha dos banqueiros internacionais – que já o tinham escolhido candidato desde 2004, em um mega-jantar na mansão dos Rothschild, na Inglaterra.

Nelson Jobim também é querido do sistema financeiro. Quando ocupou o cargo vitalício de ministro do Supremo Tribunal Federal, ele foi atacado nos bastidores jurídicos, várias vezes. Tudo por protelar decisões e pedir longa vista de processos que decidiriam ações contra os bancos. A opinião púbica – e muito menos a opinião publicada – se esquecem disso facilmente. Da mesma forma como já caiu no esquecimento da mídia amestrada o desgaste de Jobim com a condução da crise do setor aéreo.

Agora, no Brasil de memória curta, o ministro da Defesa posa de combatente da corrupção e das irregularidades no desgoverno. Ontem, Nelson Jobim mandou suspender as obras em nove aeroportos do País que tiveram contratos superfaturados, segundo levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU). As irregularidades podem comprometer a infra-estrutura aeroportuária para a Copa do Mundo de 2014. Entre as obras está a do Aeroporto Santos Dumont.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que serão cancelados os contratos com empresas de construção civil para a realização de reformas em terminais aéreos contestados pelo TCU. Jobim aproveitou para fazer tal anúncio na solenidade de abertura da quinta edição do Encontro Latino-Americano de Negócios em Torno da Aviação Executiva. Blog Alerta Total


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: