quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Alguem sabe onde sintoniza essa bagaça? - Programa da TV Brasil mostra perfil de Fernando Lugo

Com o desafio de resolver as inúmeras questões sociais do Paraguai, Fernando Lugo toma posse amanhã (15) na presidência daquele país. Entre os problemas a serem enfrentados pelo novo presidente está a situação dos brasiguaios (brasileiros que vivem no país vizinho e se dedicam a agricultura). O perfil de Lugo é o assunto do programa Caminhos da Reportagem de hoje (14), exibido às quintas-feiras, às 22h, na TV Brasil.

Em uma viagem de cinco dias ao país, a equipe do programa, composta pelos repórteres Cláudio Bojunga e Taís Faccioli, fez um panorama da situação política do país – que rompeu com seis décadas de domínio do Partido Colorado – relacionando-a à vida de Fernando Lugo.

“Há um grupo de paraguaios que acredita que o Brasil tem uma dívida histórica com eles, por causa da Guerra do Paraguai e de Itaipu [hidrelétrica que funciona nos dois países]. Chama-nos de imperialistas. Então há uma questão que vai vir à tona no governo dele e ele vai ter que resolver muitas dessas questões”, aponta a gerente do Núcleo de Programas Especiais da TV Brasil no Rio de Janeiro, Cristina Carvalho.

Lugo, que é ex-bispo católico, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa. Eleito graças a uma coligação de forças que inclui partidos conservadores, liberais e movimentos sociais, ele conta como conseguiu tomar a decisão mais difícil da vida: deixar o sacerdócio para ser presidente.

“O próprio Lugo deu [entrevista] exclusiva, falando de toda sua trajetória, contando como foi a noite em que ele decidiu deixar a vida religiosa para concorrer às eleições. Foi a noite mais longa da vida dele. E quando ele optou pelo país, dizendo que 'minha catedral é o meu país”, completa.

Para contar a história do novo presidente paraguaio, foi necessário percorrer um longo caminho. “Visitamos Encarnación, cidade onde ele passou a infância e adolescência. Aqui no Brasil, entrevistamos Leonardo Boff, amigo pessoal de Lugo”, arremata Cristina.

Os outros entrevistados são a irmã dele, Mercedes Lugo, além de Milda Rivarola, historiadora que foi convidada por Lugo para assumir o Ministério das Relações Exteriores, mas não aceitou. Também conversou com a reportagem o colunista Alfredo Boccia Paz, do principal jornal do país, o ABC Color.

“O presidente é influenciado pela Teologia da Libertação [movimento religioso liderado por Boff], trabalha pelos pobres, é convidado a fazer palestras, participa de projetos sociais. A população solicita que ele tenha uma participação política mais efetiva, fora da Igreja”, conclui Cristina.

O Caminhos da Reportagem é exibido todas as quintas-feiras, às 20 horas, na TV Brasil. Agência Brasil


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: