domingo, 7 de setembro de 2008

O escórno do istepô! - Governo pode criar órgão para regularização fundiária na Amazônia

Ministro diz que sem segurança jurídica não haverá desenvolvimento.
Segundo Mangabeira Unger, proposta será debatida com governadores.

O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, disse neste domingo, após o desfile de 7 de setembro, que sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criação de um órgão para cuidar da regularização fundiária na Amazônia.

Segundo ele, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não é capaz de fazer e promover a regularização de terras na região. O novo órgão, de acordo com Unger, seria ligado diretamente à presidência da República.

“O problema prioritário na Amazônia é o caos fundiário. Menos de 4% das terras em mãos de particulares têm sua situação jurídica esclarecida. Enquanto a Amazônia continuar a ser um caldeirão de insegurança jurídica e toda sua população se sentir como se sente hoje chantageada, nós não conseguiremos resolver nenhum problema, não conseguiremos transformar a Amazônia na grande vanguarda brasileira”, salientou.

Unger disse ainda que é preciso simplificar o processo de regularização para que os problemas da Amazônia sejam resolvidos rapidamente. “Ao mesmo tempo, precisamos simplificar as regras e os procedimentos da regularização para construir um caminho largo e acelerado para passar da posse insegura para a propriedade plena”, disse.

O ministro disse o tema será debatido com os governadores da região amazônica nesta semana, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva os recebe para falar do Plano Amazônia Sustentável (PAS), coordenado por Unger. “Entre os grandes temas a serem analisados está a questão da regularização fundiária”. Portal G1


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: