terça-feira, 9 de setembro de 2008

Defesa de Daniel Dantas pedirá nulidade da Operação Satyagraha, por uso indevido de espião aposentado

1_dantas_13_08_2008

Jorge Serrão

O banqueiro Daniel Valente Dantas e sua turma têm tudo para escapar dos efeitos jurídicos da Operação Satyagraha. Os advogados dos réus devem pedir a nulidade do inquérito por vício de prova produzida, indevidamente, em nome da Agência Brasileira de Inteligência. Tudo porque, o araponga aposentado Francisco Ambrósio do Nascimento confirmou ter participado da investigação da operação a convite do delegado Protógenes Queiroz, titular do inquérito.

Servidor aposentado da Aeronáutica, Ambrósio nunca foi funcionário da Abin. Sendo Ambrósio aposentado, sua presença no inquérito é ilegal. Se estivesse na ativa, a participação seria permitida, uma vez que a lei ampara a requisição de servidores por um delegado.

Francisco Ambrósio confirmou como participou da Operação Satyagraha, em depoimento sigiloso de mais de duas horas, no sábado passado, para os delegados federais Rômulo Berredo e William Morad, na Polícia Federal. Principal suspeita de ter patrocinado o grampo contra o presidente do STF e outras autoridades, a Abin informou que Ambrósio não pertence a seus quadros. Membro da comunidade de informações, Ambrósio é egresso da Aeronáutica e serviu ao Serviço Nacional de Informações (SNI) - órgão central de inteligência do governo dos presidentes militares. Com a extinção do SNI, em 1990, Ambrósio foi lotado no órgão sucessor, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), no qual se aposentou em 1998.

Francisco Ambrósio negou que tenha feito grampos ilegais contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, parlamentares ou jornalistas, como foi publicado no fim de semana. Ambrósio é suspeito de estar por trás da escuta de 18 senadores, 26 deputados, ministros do governo Lula e das mais altas autoridades do Judiciário, segundo reportagem publicada pela revista 'Isto É' no último fim de semana. Alerta Total


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: