sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Firefox vai adotar sistema para "navegar escondido"

Depois de os navegadores Internet Explorer e Chrome implementarem o sistema de navegação privativa, que esconde os rastros de acesso à rede, o Firefox também deve adotar a ferramenta. O sistema deve ser incluído na versão 3.1 do navegador.

No sistema de navegação privativa, que muitos consideram uma funcionalidade para acesso a sites pornográficos sem deixar vestígios, as páginas pesquisadas pelo internauta não entram no histórico, os cookies não são armazenados, nem as palavras digitadas em formulários.

O Internet Explorer 8 tem o sistema em sua segunda versão de testes (beta 2), assim como o navegador Chrome, lançado pelo Google na semana passada. Isso forçou a Fundação Mozilla a também adotar a ferramenta.

Em um site para programadores o chefe de desenvolvimento do Firefox, Mike Connor, afirma que o objetivo é que os usuários não possam ser rastreados quando fazem "coisas privadas". Deve haver uma separação clara entre a parte pública e privada do navegador. A informação foi divulgada pelo site computerworld.com.

Segundo os criadores desse tipo de recurso, a idéia é manter a privacidade na internet e melhorar a segurança para acesso a sites como de bancos. Entretanto, o sistema também pode ser utilizado por crianças e adolescentes para esconder dos responsáveis as suas ações na rede. Folha Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: