quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Auditoria da CGU identifica novas irregularidades na Unifesp

 

O SPTV teve acesso a informações de um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que aponta novas irregularidades nas contas da Unifesp. A universidade pagou com dinheiro público o aluguel de imóveis para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade privada que administra o Hospital São Paulo.

A presidência da SPDM era formada pelos mesmos integrantes da reitoria da Unifesp. Sérgio Tufik, ex-vice-reitor da universidade, deixou a vice-presidência da SPDM nesta terça-feira (9). A entidade já estava sem presidente há duas semanas, quando Ulysses Fagundes Neto renunciou ao cargo de reitor da universidade após denúncias de uso indevido de verbas públicas. Em meio à crise, a Unifesp recebeu uma boa notícia. Segundo um novo indicador do Ministério da Educação, a universidade foi considerada a melhor do país. No entanto, alunos da universidade que estudam em outras cidades não concordam e resolveram protestar na capital paulista.
“No campus de Guarulhos [Grande SP], falta professor, falta biblioteca, nós não temos bandejão, não temos acesso, não temos moradia”, reclama o estudante de ciências sociais Tales Bernardes.

A presidência da SPDM era formada pelos mesmos integrantes da reitoria da Unifesp. Sérgio Tufik, ex-vice-reitor da universidade, deixou a vice-presidência da SPDM nesta terça-feira (9). A entidade já estava sem presidente há duas semanas, quando Ulysses Fagundes Neto renunciou ao cargo de reitor da universidade após denúncias de uso indevido de verbas públicas.

A troca da presidência da SPDM acontece às vésperas da divulgação do resultado de uma auditoria feita pela Controladoria Geral da União na Unifesp. O relatório apontou novas irregularidades nas contas da universidade e em sua relação com a entidade privada que administra o Hospital São Paulo.
Os contratos de aluguel de imóveis que ficam perto do hospital e dos campi da Unifesp na Vila Clementino, na Zona Sul de SP, são um dos principais problemas apontados pela auditoria da CGU.

Um dos contratos diz respeito a um prédio que fica na Rua Diogo de Faria, 1.036. No local, funciona a administração da SPDM, mas quem paga o aluguel do imóvel, quase R$ 50 mil por mês, é a Unifesp, com dinheiro público. No relatório, a CGU sugere que a entidade devolva R$ 724 mil, que foram gastos nos últimos anos com o imóvel. A Unifesp informou que nos próximos dias vai transferir o contrato do imóvel para a SPDM
Em meio à crise, a Unifesp recebeu uma boa notícia. Segundo um novo indicador do Ministério da Educação, a universidade foi considerada a melhor do país. No entanto, alunos da universidade que estudam em outras cidades não concordam e resolveram protestar na capital paulista.

“No campus de Guarulhos [Grande SP], falta professor, falta biblioteca, nós não temos bandejão, não temos acesso, não temos moradia”, reclama o estudante de ciências sociais Tales Bernardes. Portal G1


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: