terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Informação preciosa! - Ainda os cartões...

Do blog Alerta Brasil

"Sou contador e trabalho em um ministério, que não vou citar para não sofrer perseguição. Um dado que não tem sido divulgado, é que as informações sobre o uso de cartões se referem às faturas no Banco do Brasil. Os cartões são entregues a seus titulares, quase sempre, sem que a despesa relativa tenha sido empenhada. O Banco do Brasil naturalmente debita nas contas do Tesouro, que dão cobertura automática. Mas os titulares não estão preocupados se há empenho prévio para estas despesas.

Em geral a cobertura orçamentária é dada depois da despesa realizada. Realizar despesa sem empenho é grave irregularidade no setor publico. A forma de corrigir é o reconhecimento a posteriori da despesa e a justificativa de urgência, em cada caso. Nada disso é feito. Uma auditoria no uso desses cartões vai demonstrar isso: não há empenho prévio. Aqui no ministério é assim. Perguntei a colegas em outros ministérios, que confirmaram a mesma coisa. Se o TCU abrir auditoria vai ter muita gente tendo que responder a processo."

Nota: este comentário foi postado na data de hoje no blog que mencionei acima, por uma pessoa que se identifica como GAM.
Como podemos constatar, existem "N" formas de auditar facilmente essas e outras barbaridades que fazem com o dinheiro do contribuinte.
Falta vontade? Não! Vergonha na cara é um bom adjetivo.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: