domingo, 18 de maio de 2008

Texto do NYT sobre Amazônia é 'bobagem', diz Péres

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) classificou como uma "bobagem" a sugestão de que a Amazônia é "um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território", defendida por "um coro de líderes internacionais", como sustenta texto publicado na edição de hoje do jornal americano The New York Times, sob o título "De quem é esta floresta amazônica, afinal?". Para Péres, o texto levanta uma discussão "recorrente" que reflete "opiniões isoladas".

"Esse tipo de discussão não nos preocupa porque não há grupos organizados defendendo essas idéias. São opiniões isoladas", afirmou ele, que é suplente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. No texto, o jornal lembra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.

O senador lembrou que líderes mundiais, como o estadista e ex-presidente da França, François Mitterrand, e a ex-primeira-ministra britânica, Margareth Thatcher, disseram no passado que a Amazônia era importante demais para ser só dos países da região. "Mesmo assim, essas opiniões não ganharam força", lembrou Péres. Na reportagem, o jornal cita o ex-vice-presidente Al Gore, que em 1989 disse que, "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é prioridade deles, ela pertence a todos nós".

O senador lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) não prevê qualquer tipo de intervenção no território dos países. "As cartas da ONU não prevêem a retirada de territórios de países. A única exceção é em relação à Antártica, que nunca pertenceu a nenhum país", afirmou. Ele lembrou que juridicamente é impossível a intervenção e que, militarmente, a ocupação seria um "ato imperialista". Agência Estado
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: