segunda-feira, 19 de maio de 2008

Rapaz sério: Ex-reitor da UnB apresenta atestado para escapar de depoimento no MP

O ex-reitor da UnB (Universidade de Brasília) Timothy Mulholland apresentou nesta segunda-feira um atestado médico, alegando problemas de saúde e impossibilidade, para escapar de prestar depoimento ao MP do DF e Territórios (Ministério Público Federal do Distrito Federal e Territórios). A previsão dos promotores era ouvir Timothy esta semana.

A Folha Online apurou que, no atestado, Timothy alegou depressão moderada, estresse, transtorno de adaptação e ansiedade. Como o atestado foi assinado por um cardiologista e não um psiquiatra, o promotor Ricardo Antônio de Souza vai pedir que uma junta médica examine o ex-reitor para verificar se de fato ele está com os problemas alegados.

No mês passado, os promotores do MP do DF e Territórios protocolaram uma ação de improbidade administrativa contra Timothy e o ex-decano de administração da UnB Erico Paulo Weidle. Os dois são acusados de usar recursos destinados ao financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento institucional da UnB para decorar o apartamento funcional utilizado pelo reitor.

Na ação, os promotores pedem desde a condenação do reitor e do ex-decano, ao ressarcimento integral do dano causado, à perda da função pública, à suspensão dos direitos políticos por até cinco anos, ao pagamento de multa civil.

De acordo com a ação, cerca de R$ 470 mil foram gastos para mobiliar e decorar o imóvel. Além disso, R$ 72 mil foram usados para comprar um automóvel de uso exclusivo do ex-reitor. Todos os gastos foram custeados pela Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos).

Pressionado, Timothy renunciou ao cargo de reitor no mês passado. Ao lado dele, os decanos que ocupavam cargos de chefia também abriram mão de suas funções. Houve inúmeros protestos de alunos e em algumas vezes, professores também participaram das manifestações.

Em meio às denúncias, os estudantes da UnB ocuparam o prédio da reitoria por 15 dias. Foi escolhido um reitor provisório, Roberto Aguiar, que se comprometeu a promover as eleições para a escolha do novo comando da universidade. Folha On Line
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: