sexta-feira, 23 de maio de 2008

Crise entre Equador e Colômbia está em momento crítico, diz Correa

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje (23) que a crise do país com a Colômbia está em um momento crítico e que não há perspectivas de retomada das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas desde março, quando o Exército colombiano atacou acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em território equatoriano.

“É uma situação muito deplorável, estamos em um ponto morto. É uma situação crítica eu diria”, afirmou em coletiva à imprensa após reunião extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Correa disse que há interesse na reaproximação diplomáticas com o país vizinho, mas acusou o governo colombiano de fazer uma campanha midiática contra o Equador. Segundo ele, as relações só serão retomadas quando forem suspensas as acusações do país vizinho.

“Todos queremos que se estabeleçam as relações diplomáticas bilaterais o mais rápido possível, mas com justiça, com dignidade, com comportamentos que nos permitam conviver, civilizadamente, dentro do direito”, afirmou. “Enquanto continuarem os ataques do governo colombiano, enquanto esta campanha midiática prossegue e a calúnia de que ordenei minhas forças armadas a não perseguir as Farc, que o Equador abriga terroristas, será muito difícil normalizar essa relações”, ressaltou.

Correa não quis comentar as investigações da Interpol, que confirmaram a autenticidade de arquivos encontrados no computador do líder das Farc Raul Reyes, morto durante o ataque colombiano, que vinculavam Equador e Venezuela à Farc. Apenas ironizou: “Sugiro que investiguem a narcopolítica e a parapolítica que lamentavelmente ocorre na Colômbia”.

Uribe: Correa deveria falar pessoalmente

Em resposta à declaração dada hoje (23) pelo presidente do Equador, Rafael Correa, em coletiva à imprensa, de que as relações de seu país com a Colômbia se encontram numa situação crítica, o presidente Álvaro Uribe disse que é importante falar o que se pensa pessoalmente, e não por meio da imprensa.

"Tivemos oportunidade de estar juntos esta manhã, rápido. O que se disse lá, respondemos. É bom aproveitar estes cenários para falar tudo o que se vai dizer nas reuniões. Não calar umas coisas nas reuniões para sair dizendo aos meios de comunicação. É muito melhor dizê-las frente a frente, para haver a possibilidade de discuti-las", afirmou Uribe.

Os presidentes se encontraram durante reunião extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Os dois países romperam relações diplomáticas no início de março, quando o Exército colombiano atacou acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano.

Mais cedo, Correa também acusou o governo colombiano de fazer uma campanha midiática contra o Equador.

Antes do encontro, havia expectativa de que ele e Uribe pudessem reatar as relações diplomáticas, mas o presidente equatoriano afirmou que as relações só serão retomadas quando forem suspensas as acusações do país vizinho. Agência Brasil
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: