segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ex-secretário da Casa Civil depõe amanhã à CPI

A CPI mista dos Cartões Corporativos ouvirá amanhã os depoimentos do ex-secretário de Fiscalização e Controle da Casa Civil José Aparecido Pires e do assessor da segunda vice-presidência do Senado André Fernandes.

Aparecido é acusado de ser o autor do vazamento do suposto dossiê de gastos presidenciais sigilosos na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Os dados teriam sido encaminhados por e-mail para André Fernandes, assessor de Álvaro Dias (PSDB-PR) no Senado.

Na semana passada, os dois foram ouvidos pela Polícia Federal. A cópia desses depoimentos está com a presidente da CPI mista, Marisa Serrano (PSDB-MS). Antes de ouvi-los, a CPI fará uma reunião secreta para analisar o teor desses depoimentos.

José Aparecido e André Fernandes serão ouvidos separadamente, mas a senadora Marisa Serrano pode colocar em votação requerimento que pede acareação entre os dois, caso haja alguma contradição nas explicações.

A intenção dos senadores é evitar que José Aparecido tente blindar alguém da Casa Civil, como a ministra Dilma Rousseff ou a secretária executiva Erenice Guerra, acusada de ter ordenado a produção do suposto dossiê.

Na semana passada, José Aparecido teve o pedido de habeas-corpus negado pelo Supremo Tribunal Federal. Por isso, deverá assinar termo de compromisso de dizer a verdade e responder a todas as perguntas feitas pela CPI mista. Agência Brasil
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: