sábado, 1 de março de 2008

Megainvestidor lucra US$ 2,4 bilhões com moeda brasileira


Agência de Warren Buffett apostou em reais no único investimento cambial de 2007

O megainvestidor Warren Buffett lucrou US$ 2,4 bilhões em 2007 ao apostar no real contra o dólar.

Segundo o site da Revista Época, Buffett surpreendeu o mercado financeiro nesta sexta-feira ao anunciar o resultado do único investimento cambial que a agência Berkshire Hathaway — dirigida por ele e por seu sócio Charles Munger — fez no ano passado. Na carta aos acionistas de 2007, o maior investidor do mundo anunciara que estava comprando uma moeda estrangeira, mas sem informar qual era.

Os palpites do mercado apontavam para o won coreano. Na verdade, Buffett comprava reais desde 2002. O detalhe é que o maior investidor do mundo não tem aplicações no Brasil.

"Só tínhamos uma posição cambial em 2007. Ela era em — segurem a respiração — reais brasileiros", escreveu. "Até bem pouco tempo trocar dólares por reais era impensável. Cinco versões da moeda brasileira viraram confete no século passado. Mas de 2002 para cá, o real subiu e o dólar caiu todos os anos", afirma na página 17 da sua carta aos acionistas, publicada na sexta-feira.

Em 2007, a cotação do dólar recuou 17,2% em relação ao real. "Os brasileiros que compraram dólares para se proteger perderam metade da sua renda líquida nos últimos cinco anos", diz Buffett. Desde 1964, as ações da Berkshire valorizaram 400, 86%. Zero Hora
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: