domingo, 24 de fevereiro de 2008

Raúl Castro assume o poder: Fidel é insubstituível


Em seu primeiro discurso depois de ser confirmado como o sucessor do irmão Fidel Castro no poder cubano, Raúl Castro disse que assume o cargo de presidente com convicção de que "o comandante-chefe da revolução cubana é um só. Fidel é Fidel". Ele resaltou que o irmão é insubstituível.

Raúl foi confirmado na tarde de hoje como o único congressista, proposto pelo parlamento cubano, para encabeçar o Conselho de Estado durante a primeira sessão do parlamento local. Em seu discurso, ele anunciou ainda que que continuará consultando Fidel para tomar as decisões de Estado, principalmente sobre defesa nacional, desenvolvimento sócio-econômico e política externa.

Raúl Castro se torna o segundo presidente de Cuba desde a revolução de janeiro de 1959, já que seu irmão exerceu o cargo durante 49 anos. Fidel, 81 anos, renunciou na terça-feira, após 49 anos no poder, devido a uma doença que o obrigou a ceder provisoriamente o comando a seu irmão Raúl há 19 meses.

De acordo com a lei cubana, os 614 novos deputados, eleitos em janeiro deste ano entre os quais figura Fidel elegem os 31 membros do Conselho de Estado, cujo presidente exerce a função de chefe de Estado e de governo.

O candidato à primeira vice-presidência do Conselho é José Ramón Machado Ventura, um médico que encabeça a esfera ideológica do Partido Comunista de Cuba.

Os nomes propostos para a vice-presidência são Esteban Lazo, o atual vice-presidente Carlos Lage, os militares Abelardo Colomé Ibarra e Julio Casas e o comandante da revolução Juan Almeida.

Com exceção de Lage, todos são reconhecidos integrantes do grupo de "personalidades históricas" que participaram da revolução cubana em 1959. Redação Terra
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: