quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

CPI das ONGs: 'churrasqueiro' de Lula é convocado


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs) aprovou nesta quarta-feira (27) a convocação do ex-diretor da ONG Unitrabalho Jorge Lorenzetti, amigo e churrasqueiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa ONG teria recebido do governo federal cerca de R$ 18,5 milhões. Lorenzetti foi acusado de estar envolvido na compra de um dossiê, que mais tarde foi classificado de falso, para prejudicar candidatos da oposição nas últimas eleições em São Paulo.

A convocação de Jorge Lorenzetti foi aprovada por um placar apertado. Quatro senadores votaram a favor e quatro contra. Houve uma abstenção. Coube ao presidente da CPI, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), desempatar a convocação, com o voto sim.

O autor do requerimento, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), observou que a convocação de Lorenzetti "não tinha nenhuma conotação política", mas apenas técnica, uma vez que a ONG Unitrabalho recebeu vultosos recursos e foi acusada de malversação do dinheiro público. Mas adiantou que, se o depoimento de Lorenzetti não convencer, irá pedir a quebra dos seus respectivos sigilos bancário, telefônico e fiscal.

O senador Sibá Machado (PT-AC) criticou a convocação de Lorenzetti, afirmando que ele nunca presidiu a Unitrabalho e "jamais" teria assumido qualquer responsabilidade com a ONG. O senador defendeu apenas a vinda do presidente do órgão, conforme requerimento de sua autoria. Mas foi voto vencido.

UnB

A CPI também aprovou em bloco outros 34 requerimentos convocando vários dirigentes de ONGs para depor, com destaque para o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Tiimothy Mulholland, e do presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Antônio Manoel Dias Henrique.

De acordo com denúncias, a UnB teria repassado, por meio da Finatec, R$ 470 mil para a compra de móveis de luxo para o apartamento do reitor. Foi retirado de pauta o requerimento convidando para depor o procurador da República Celso Antônio Três para fazer uma exposição sobre as medidas que vem tomando para esclarecer fatos ligados a ONGs.

Os membros da CPI aprovaram ainda requerimentos de informações que serão endereçados a várias instituições, pedindo informações sobre aplicação de recursos oriundos de repasses federais, a exemplo do requerimento de autoria do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) que pede esclarecimentos de recursos repassados a ONGs pelo Ministério da Educação pelo Programa Brasil Alfabetizado.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE)defendeu o aprofundamento das investigações "sem qualquer coloração partidária". A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), entretanto, teme que a quantidade de requerimento aprovados - convocação de oitivas e informações - possa prejudicar os trabalhos da CPI. Agência Senado
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: