quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Belém registra 4.838 casos de dengue em 2008


A região metropolitana de Belém, no estado do Pará, registrou, em 2007, 15.387 casos de dengue, sendo 56 de dengue hemorrágica e 16 mortes. Neste ano, outros 4.838 casos da doença foram notificados, 16 de dengue hemorrágica. Em 2008, seis mortes pela doença já foram confirmadas.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Dengue, Isa Cruz, o resultado foi positivo. “A quantidade de notificações aumentaram devido à sensibilização dos médicos e profissionais de saúde. Isso não indica que existam mais casos de dengue este ano, mas comparando o ano de 2007 com 2008 teve um maior acompanhamento dos profissionais”, explicou.

Os dados foram apresentados durante Seminário de Avaliação do Plano Integrado de Combate à Dengue da Região Metropolitana de Belém realizado hoje (28), na capital paraense.

Ainda segundo Isa Cruz, serão intensificadas este ano as ações realizadas em 2007 como palestras de monitoramento e treinamento de médicos e enfermeiros.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará, a região metropolitana de Belém concentra 32% da população residente no Pará. Nos últimos três anos, a cidade registrou 40% dos casos da doença e 50% dos óbitos por dengue hemorrágica.

Para o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, é necessária a intensificação de sete eixos de trabalho: vigilância epidemiológica e controle do vetor, vigilância ambiental, vigilância laboratorial, capacitação de recursos humanos, gestão do plano integrado, educação em saúde e mobilização social e integração com a atenção básica.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública e contou com a participação dos prefeitos e secretários de Saúde de todos os municípios envolvidos (Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara) e de representantes do Ministério da Saúde. Agência Brasil
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: