quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

PSDB anuncia a retirada de integrantes da CMO


O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), anunciou a entrega de ofício no qual solicita a retirada de todos os integrantes do partido da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Segundo ele, o líder da bancada na Câmara dos Deputados, José Aníbal, estaria fazendo o mesmo anúncio naquele momento. O partido protesta, segundo o líder, com a manutenção de um anexo no valor de R$ 534 milhões "para realizarem privilégios à revelia do bom senso".

- Não queremos coonestar os métodos e os rumos que adotou a Comissão do Orçamento - afirmou.

Foram retirados os membros titulares, senadores Sérgio Guerra (PE) e Cícero Lucena (PB), e os suplentes, senadores Flexa Ribeiro (PA) e Lúcia Vânia (GO).

O líder anunciou também que seu partido vai "obstaculizar duramente" a aprovação da peça orçamentária no Congresso Nacional e manter a obstrução dos trabalhos do Senado Federal.

Para Arthur Virgílio, o anexo "coloca sob suspeição os trabalhos daquela comissão". O parlamentar protestou contra os cortes de "recursos essenciais para o funcionamento da Justiça brasileira" e contra o corte de verbas para estados "dirigidos por figuras eleitas pela oposição".

- Temos advertido que aquilo ali vai acabar em grande escândalo - afirmou o parlamentar, lembrando que o presidente do partido, senador Sérgio Guerra, propôs o fim da Comissão do Orçamento, que passaria a ser discutido nas comissões temáticas da Câmara e do Senado seguindo, ao final, para uma comissão de sistematização, "tudo isso com muita transparência".

Após o anúncio de Arthur Virgílio, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse que, em 2006, indicado integrante da comissão de deputados e senadores encarregada de mudar a forma de tramitação do orçamento dentro do Congresso, propôs a extinção da Comissão de Orçamento. - Sugeri que o orçamento passasse a ser examinado pelas comissões do Congresso. Saí de lá quase linchado - disse.

Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ter viajado ao exterior, na terça-feira (26), e retornado, vendo o senador Arthur Virgílio ameaçando obstruir as votações do Senado. - Será que o PSDB vai ficar de obstrução em obstrução? - perguntou Suplicy.

Arthur Virgílio respondeu que o senador Eduardo Suplicy não estava em Brasília quando houve o rompimento, por parte dos deputados da Comissão de Orçamento, de um acordo firmado no gabinete do presidente do Senado no sentido de que fosse eliminado do projeto de orçamento o Anexo de Metas e Prioridades.

- Eu me sinto uma criança perto de Suplicy em matéria de obstrução legislativa. O PT tem mais horas de obstrução do que urubu tem de vôo - afirmou Arthur Virgílio, acrescentando que a Comissão de Orçamento "talvez mereça uma CPI" para esclarecer o caso do Anexo de Metas. Agência Senado
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: