quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Ponto de Vista - Informações roubadas da Petrobras


Não sei se esta carta vai ser divulgada, mas vale a pena tentar.
Também fui empregado da Petrobras e gostaria de dar minha contribuição para esta palhaçada que inventaram sobre "roubo" de informações sigilosas.

Para entender é preciso recapitular como é feito um poço de petróleo.

1 - A geologia sai pelo mundo afora fazendo sísmicas para mapear formações onde pode ter ocorrido a formação de hidrocarbonetos (óleo e gás). Após estudos estatísticos, define-se um alvo e manda-se perfurar.

2 - A exploração desloca um equipamento (sonda em terra e plataforma no mar) para a perfuração. Uma tubulação vazada com uma broca na ponta vai erodindo formações abaixo. O cascalho resultante retorna à superfície carregado por um fluído que é injetado na tubulação vazada, sai pela broca e volta a superfície transbordando nuns tanques com um sistema de peneiramento. Sempre tem alguém nas peneiras monitorando o que chega. Ao menor indício de gás ou óleo, interrompe-se a perfuração para testes.

3 - Os testes são de vários tipos: teste de formação (abre-se o poço de forma controlada e espera-se para ver o que sai), perfilagem, etc. A perfilagem consiste na instalação de uma unidade na sonda ou plataforma que é mantida num container. É descido no poço um sensor (geralmente radioativo) que capta os tipos de formações e se existe óleo e/ou gás nas formações, com grande precisão, estas informações são registradas num computador e mandadas a quem interessar possa.

4 - Aí chegamos aonde eu queria: essa operação, como muitas, é terceirizada. A Halliburton sempre fez este serviço para a Petrobras. Os dados vão aparecendo na tela, o operador vendo, vendo, vendo e tudo bem. Terminado o serviço, recolhe-se tudo, faz-se o relatório e pronto. Resumindo: é uma coisa que somente Deus, o operador, a Halliburton e toda a torcida do Flamengo e do Bahia ficam sabendo. Canso de ver artigos de geólogos sobre poço tal, com presença de hidrocarbonetos nas formações tais e tais.

5 - Se a Petrobras quer mesmo manter secretas suas informações, pare de terceirizar operações importantes. Resumindo: palhaçada! Acredito tanto no roubo de laptop´s quanto no esquecimento dos gastos de uma certa dama com cartões corporativos.

6 - Aproveitando, Tupi e Júpiter não foram descobertos ontem. Tem no mínimo três anos (somente Deus, o operador, a Halliburton e toda a torcida do Flamengo e do Bahia sabiam). Essa "bomba" só veio a publico para esquecermos do próximo apagão e para muita gente ganhar dinheiro (e muito) na bolsa. Compra-se ações, divulga-se uma noticia que vai levar a Petrobras para a OPEP, as ações disparam, vende-se na alta e fica-se mais rico...

LSL
Ex-gerente da Petrobras

Este relato foi enviado hoje através e-mail por Ricardo Costa, um colega de chat (CBN/Diário - Notícia na Manhã). Por questões óbvias declino de divulgar o nome completo do subscritor da carta acima.
Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Terapias Complementares disse...

Gostaria se possível, se há alguém que porventura tenha um mínimo conhecimento de perfurações de poços de petróleo e afins dissesse se estes passos para a perfuração fazem sentido. Eu como leigo percebi que poderia ser assim.
Grande abraço