quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Giovanni Queiroz - Uma voz no deserto


A Comissão Mista de Orçamento (CMO) discutiu o relatório final do projeto orçamentário preparado por Pimentel. Os parlamentares apresentaram destaques destinados, na maioria, a recompor valores de emendas das bancadas de seus estados. Uma das exceções foi o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), autor de destaque para cortes em dotações para projetos de construção de prédios públicos nos três Poderes. Ele garantiu que os preços estão acima dos valores de referência.

- Essa comissão não pode ser avalista de superfaturamento de obras - disse.

Giovanni Queiroz já havia levantado a questão dos preços de projetos incluídos no projeto orçamentário desde a fase de discussão do relatório preliminar. Segundo ele, depois de ouvir explicações do TCU e dos órgãos que serão beneficiados com as dotações, pôde concluir que muitos deles estão com preços unitários adequados. No entanto, salientou que muitos estão de fato com valores muito acima dos preços de referência. Como exemplo, citou o projeto para novo anexo da Câmara dos Deputados, cujo custo, segundo informou, alcança R$ 5 mil por metro quadrado.

Comentário: São exatamente 12h46m. A Comissão de Orçamentos analisa destaques do relator setorial (Giovanni Queiroz), sobre os valores que se está destinando para a aplicação em obras diversas, principalmente para estradas federais. Dá dó ver um deputado (sério, até prova em contrário) que faz parte da base do governo, bradar em vão, comprovando tecnicamente superfaturamentos absurdos. "Não posso comprovar, mas o que está se praticando aqui nesta comissão é um verdadeiro roubo aos cofres públicos", disse indignado.
Como a composição da Comissão Mista de Orçamentos (Câmara e Senado) tem maioria governista, não se pode esperar nada além de barbaridades como a que lá se está praticando. Uma pena, e que Deus nos ajude!

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: