terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Relatório da CPI da Moeda Verde deve ser apresentado em abril


Até a próxima semana a comissão vai definir novas convocações

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Moeda Verde, na Câmara de Florianópolis, deve apresentar relatório final até meados de abril. A previsão é do presidente da CPI, vereador Jaime Tonello (DEM), que comandou a primeira sessão de 2008 nesta terça-feira.

De acordo com o parlamentar, até a próxima semana a comissão deve definir novas convocações e também a reconvocação de testemunhas já ouvidas. O relator da CPI, Deglaber Goulart (PMDB), descartou a convocação do prefeito Dário Berger (PMDB) e da ex-prefeita Angela Amin (PP), conforme havia sido sondado no ano passado.

Goulart garantiu que vai concluir os trabalhos até abril, evitando, assim, pedido de prorrogação. Para Goulart, a Operação Moeda Verde "transformou a cultura de defesa do meio ambiente" em Florianópolis.

Na curta reunião, os vereadores decidiram apenas formular um convite para a procuradora da República Analúcia Hartmann, do Ministério Público Federal (MPF), que atua na defesa do meio ambiente. A próxima sessão da CPI está marcada para terça-feira, às 14h.

O procurador da Câmara, Antônio Chraim, que assessora a CPI, explicou que a presença da procuradora tem como objetivo dirimir dúvidas sobre as competências dos órgãos municipal, estadual e federal de fiscalização.

Operação histórica

Maior operação da história da Polícia Federal (PF) em Santa Catarina, a Moeda Verde resultou na prisão, no dia 3 de maio do ano passado, de 22 suspeitos de envolvimento em um suposto esquema para liberação de grandes empreendimentos imobiliários na Ilha.

Ao final do inquérito, a delegada Júlia Vergara da Silva indiciou 56 pessoas, entre políticos, empresários e servidores públicos municipais e estaduais.

Atualmente o processo está no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, aguardando recurso impetrado pelo MPF, que quer o retorno dos autos para a Justiça catarinense. Diário.com
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: