sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Vai entender - Ex-ministro Furlan discorda de previsão do presidente Lula

O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan ironizou na noite de hoje  a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o Brasil terá um Natal extraordinário. “Extraordinário?”, perguntou Furlan. Em seguida, respondeu: “Cada dia que está passando é extraordinário. Hoje, você viu a Bolsa de Tóquio caindo 9,5% e a de Londres, 9%. Certamente, foi um dia extraordinário”, disse ele, ao ser indagado por jornalistas se concordava com a declaração do presidente.

Mais cedo, durante entrevista a portais de internet, em São Paulo, Lula disse que o Natal será extraordinário para os brasileiros graças aos fundamentos do país. Isso, segundo o presidente, imunizou a economia de um contágio da crise financeira internacional em maiores proporções.

Furlan disse acreditar que o mercado brasileiro se acalme com a injeção de crédito do Banco Central. De acordo com ele, a turbulência no país foi causada pela falta de crédito externo para o setor produtivo. Essa também foi, assinalou, a razão para a alta do dólar.

O exportador, que deveria vender dólares, como não tem linha de crédito, parou de vender. Como o dólar subiu, teve que buscar cobertura indo comprar. Na medida que se colocam linhas de crédito novas, os exporadores vão irrigar o mercado vendendo dólares e tranqüilizado tudo”, disse Furlan, ao chegar no Ministério das Relações Exteriores para participar da festa em comemoração aos 200 anos do Brasil. Agência Brasil


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: