sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sai fora jacaré! - Lula desiste de ato com Marta após disparada de Kassab

A coordenação de campanha da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, foi obrigada a cancelar um evento com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para sábado pela manhã, na capital paulista. Segundo assessores de Marta, o presidente justificou a ausência com a necessidade de antecipar a viagem para Espanha, Índia e Moçambique, passando a viajar no sábado.

Até esta quinta, contudo, o Palácio do Planalto confirmava a viagem para domingo. O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, informou que a viagem será domingo às 8h. Desde o dia 5, a cúpula petista tem adotado um discurso para descolar a candidatura de Marta do presidente. O argumento é que a eleição municipal tem uma lógica própria, focada nos assuntos da cidade, e não sofre influência da política nacional.

No Planalto, percepção é de que reação de Marta é possibilidade remota

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta reforçou avaliação que já vinha sendo feita no Palácio do Planalto desde segunda-feira de que é muito remota a possibilidade de reação de Marta Suplicy. Esta semana, a cúpula petista já havia feito internamente análise semelhante sobre as dificuldades da ex-ministra do Turismo. Mas ninguém verbaliza essa constatação.

A ordem é manter o esforço para tentar virar o jogo. Lula já deixou claro que mantém o compromisso de subir no palanque de Marta e participar de seu programa eleitoral, ainda que isso represente um eventual desgaste. Um auxiliar direto do presidente comentou que a repercussão negativa seria muito pior se Lula recuasse da decisão de participar da campanha em São Paulo. Daria munição para a oposição afirmar que Lula estaria se protegendo de uma "derrota anunciada" da petista.

No Planalto e em setores do PT no Congresso o que se ouviu foi que a campanha de Marta cometeu erros sucessivos no primeiro turno e que agora fica mais difícil ultrapassar Kassab. Entre os erros apontados, está o fato de Marta ter ficado ausente do noticiário por causa da polarização entre Kassab e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). O que se diz hoje é que ela deveria ter criado fatos para não ficar fora do noticiário.

Outra crítica é que Marta não conseguiu estabelecer diálogo com o eleitorado da classe média. Ao mesmo tempo, com a população mais carente, Marta ainda é vista como uma candidata da elite. Petistas palacianos reconhecem que Marta só venceu as eleições, em 2000, porque contou com o apoio explícito do então governador Mario Covas (PSDB-SP), na disputa que ela travava contra o ex-prefeito Paulo Maluf (PP). Agora é Kassab quem conta com os votos dos tucanos. O Globo Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: