domingo, 5 de outubro de 2008

Santa Catarina: São João Batista vota com urnas biométricas

Urna_biometrica

Um pouco nervoso, afinal, era uma novidade. Assim estava o padeiro aposentado Antonio Régis, 70 anos, na hora de colocar o polegar direito no aparelho que faria a leitura de sua digital e permitiria que ele fosse o primeiro eleitor de são João Batista a votar nesta eleição.

Neste pequeno município do Vale do Rio Tijucas, em Santa Catarina, está sendo testada neste domingo a votação por meio do sistema de identificação mais moderno do mundo: a urna biométrica. O eleitor chega para votar, tem sua digital reconhecida e em seguida o acesso à urna é liberado.

— Achei muito fácil e rápido. Na primeira vez que coloquei o polegar não deu certo. Fiquei um pouco nervoso. Mas em seguida funcionou perfeitamente. Eu nem precisava mais vir votar, pois já fiz 70 anos, mas eu estava curioso para ver de perto este sistema funcionando — comentou o ex-padeiro, que foi o primeiro a votar na Escola de Educação Básica São João Batista, no Centro da cidade.

O voto de Antônio foi acompanhado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de SC, desembargador João Eduardo Souza Varella.

— Este é um momento histórico para Santa Catarina, já que os eleitores do município estão votando por meio do sistema de identificação mais moderno do mundo. Afinal, São João Batista é um dos três municípios participantes do projeto-piloto do TSE que inaugura no Brasil a urna biométrica, que reconhece o eleitor pela impressão digital — disse.

Orgulhoso também estava o juiz eleitoral da comarca de São João Batista, Rafael Bottan.

— Treinamos muito para que tudo dê certo no dia de hoje. Mas se algo der errado, temos urnas de contingência e até mesmo urnas de lona — garantiu.

O juiz acredita que a votação na cidade poderá se estender até um pouco além das 17h, em função dessas mudanças no sistema. Os eleitores do turno da manhã, pelo menos, não estavam demorando mais do que um minuto para serem identificados e digitarem seus votos nas urnas.

Cadastramento

O cadastramento dos 16.271 eleitores de São João Batista, com a coleta de dados biométricos (impressões digitais e foto) no município do Vale do Rio Tijucas ocorreu entre os dias 3 de março e 1º de abril deste ano.

O chefe de cartório da 53ª zona, Ayrton Moraes Teixeira, informou que todos os 192 mesários que estão trabalhando nesta eleição no município foram treinados. Estão sendo utilizadas 48 urnas, uma para cada seção, e 12 de contingência.

A primeira eleição biométrica do país ocorre também em Colorado D'Oeste (Rondônia) e Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul). ClicRBS


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: