terça-feira, 7 de outubro de 2008

O que é laparoscopia?

Laparoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia. Há casos que necessita o acompanhamento de um médico anestesista, utilizada para diagnosticar alterações na superfície dos órgãos ginecológicos.

Procedimento

O médico faz uma pequena incisão no umbigo e introduz um telescópio fino chamado laparoscópio, um instrumento de fibra óptica que permite realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, daí o nome do exame, na forma de um procedimento cirúrgico através da qual pode-se visualizar os órgãos iternos dentro do abdômen e pelve observando se há inchaço e inflamação das trompas e ovários.

Esta técnica também é utilizada em outros tipos de cirurgias, notadamente em operações do menisco, com a grande vantagem de o tempo de recuperação ser muito inferior, bem como o pós-operatório, sendo possivel andar logo no dia seguinté à intervenção.

Complicações

A maior desvantagem é a dor e a distenção abdominal, cicatrizes permanentes, hemorragia vaginal, infecções, abcessos, hematomas, peritonites, enfisemas.

Pode haver um certo risco quando há doenças cardíacas ou respiratórias, obesidade, hérnia diafragmática, gravidez, doença inflamatoria pélvica ou seu antecedente (pela possibilidade de reativá-la), cicatrizes abdominais extensas, ou múltiplas, ou próximas ao área umbilical e cirurgia abdominal prévia. ABC da Saúde


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: