terça-feira, 7 de outubro de 2008

No Rio, PT vai declarar apoio à candidatura de Eduardo Paes

eduardo_paes_no_psdb

O PT do Rio de Janeiro deve fechar, nos próximos dias, apoio ao candidato do PMDB à prefeitura da cidade, Eduardo Paes. A orientação foi transmitida nesta segunda-feira pela Executiva Nacional do partido ao Diretório Municipal do PT no Rio.

A Folha apurou que o que pesou em favor do peemedebista foi o passado de divergências explícitas do candidato do PV à prefeitura, Fernando Gabeira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a política social do governo federal.

Na primeira fase do governo Lula, Gabeira ainda estava no PT, mas trocou de legenda pelo PV, depois de criticar publicamente o governo e seus integrantes.

No entanto, oficialmente, o discurso que será adotado pelos petistas para fechar o apoio a Paes será de que Gabeira fez parceria com o PSDB e DEM - partidos que fazem dura oposição ao governo Lula no cenário nacional - o que inviabilizaria um acordo no Rio de Janeiro.

No entanto, esse argumento de que seria impossível uma aliança em torno de partidos que fazem oposição a Lula não se sustenta porque há vários municípios em que PT, DEM e PSDB se uniram em torno de um único nome.

O comando nacional do PT se reuniu hoje para discutir as eleições municipais e as estratégias para o segundo turno. Na reunião, as principais discussões ficaram em torno de Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Minas Gerais e Salvador.

Integrantes do PT que participaram da reunião nesta segunda-feira informaram que outro aspecto que será adotado no discurso oficial em favor de Paes é que há uma relação positiva e sólida construída na união do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), com o presidente Lula. Folha Online

Comentário meu: Esse PT é um partido safado mesmo. Quem mais do que esse Eduardo Paes malhou o presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores quando era deputado federal pelo PSDB. É mentira? Então vamos rememorar:

Eduardo Paes começou a carreira de forma relâmpago, pulando do PV para o PFL para ser subprefeito e depois secretário do Meio Ambiente do prefeito do Rio César Maia. Ambicioso, Paes queria mais. Ele traiu seus maiores apoiadores, tornando-os seus inimigos e bandeou-se para o PSDB. No PSDB foi líder do partido na Câmara e teve atuação forte na CPI dos Correios, batendo forte e raivosamente no Governo Lula. Se apresentou como a cara da oposição na TV e jornais, até que finalmente traiu o partido, que contava com ele para ser seu candidato à Prefeitura do Rio e foi para o PMDB de Garotinho e Cabral. Hoje ele é candidato a Prefeito pelo PMDB, base do Governo Lula.

Na verdade, eles se merecem. Tanto o PT como Eduardo Paes são farinha do mesmo saco.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: