sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mineirinho no xilindró - PF faz operação contra extorsão e fraude em três estados

marcos_valerio_cabelo

Empresário Marcos Valério está entre os presos em Minas Gerais.
Policiais civis e federais são suspeitos de crimes em SP e ES.

A Polícia Federal (PF) prendeu 17 pessoas na Operação Avalanche, realizada nesta sexta-feira (10), em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Segundo investigações da PF, o grupo criminoso é composto por empresários, despachantes aduaneiros, advogados e policiais civis e federais. Eles praticavam extorsão, fraudes fiscais e corrupção.

Segundo a PF, foram cumpridos 17 mandados de prisão, sendo oito preventivas e nove temporárias, além de 33 ordens de busca e apreensão. O empresário Marcos Valério está entre os presos, segundo o advogado dele, Marcelo Leonardo. "Não temos informações sobre o conteúdo das acusações, mas sabemos apenas que o mandado de prisão foi expedido pela Justiça de São Paulo", disse Leonardo. Ele deve ser ouvido na sede da Polícia Federal de São Paulo.

A ação contou com apoio da Polícia Civil,  Receita Federal e Estadual. O cerco começou quando foram cruzados dados de empresários que apresentavam problemas junto ao fisco e que praticavam extorsão, exigindo valores em troca de possível solução. 
Segundo a PF, o segundo grupo atuava em fraudes fiscais visando a prática de importações ilegais através de empresas de fachada, contando com a ação de despachantes aduaneiros junto ao Porto de Santos.

Ainda de acordo com a PF, o terceiro grupo foi identificado no momento em que uma empresa, autuada pela Receita Estadual em mais de R$ 100 milhões, usou como defesa a desmoralização dos fiscais responsáveis pela autuação.
A PF apreendeu documentos, CDs e cerca de R$ 500 mil em dinheiro.
O responderá pelos crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, formação de quadrilha, contrabando e descaminho, quebra de sigilo e divulgação de dados sigilosos. G1

Comentário: Alguém duvida que algum ministro do STF de plantão não vai conceder habeas corpus pro mineirinho? Mas tá faltando um monte de canalha nessa parada!


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: