terça-feira, 26 de agosto de 2008

DNIT prepara edital para obra na Via Expressa em Florianópolis

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) prepara para lançar, em 60 dias, o edital para a ampliação da Via Expressa (BR-282), que liga a Capital (Florianópolis) à BR-101.

A obra é considerada importante para desafogar o trânsito. Envolve a ampliação de duas para quatro as faixas de cada pista, nos dois sentidos.

Faz quatro anos que o DNIT estuda a ampliação da rodovia. Mas a obra, frisa o órgão, não será suficiente para resolver o problema de vez.

A estimativa é de que cerca de 90 mil veículos passem pelo local por dia, o que costuma gerar grandes filas. Muitos motoristas usam a Via Expressa como acesso a outros locais que não a BR-101.

Existe o projeto para reabertura do tráfego na Ponte Hercílio Luz, o que tiraria em torno 28% (cerca de 17 mil veículos) da carga da Via Expressa. A ponte encontra-se em obras. Segundo o Departamento de Infra-Estrutura (Deinfra), após a restauração a estrutura inaugurada em 1926 terá condições de suportar o peso de um metrô de superfície planejado para operar entre o bairros de Barreiros, em São José, e Centro da Capital.

A idéia é que a implantação do metrô coincida com o final das obras na ponte, que se integraria ao sistema de transporte da Grande Florianópolis e, ainda, teria espaço para pedestres e ciclistas. A obra do metrô está orçada em R$ 250 milhões.

Outro projeto com o objetivo de melhorar o tráfego no acesso à Capital é o que ligaria, por um túnel, as avenidas Beira-Mar do Continente e da Ilha. Diário Catarinense


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: