terça-feira, 3 de junho de 2008

Corregedor diz que provas contra Álvaro Lins indicam quebra de decoro parlamentar

O corregedor-geral da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), deputado Luiz Paulo (PSDB), disse nesta terça-feira que as provas que constam no inquérito da Polícia Federal contra o deputado Álvaro Lins indicam quebra de decoro parlamentar.

Após analisar o inquérito, o corregedor disse que ficou impressionado com a quantidade de crimes que Lins é acusado e a forma que o Ministério Público do Estado detalhou a denúncia. Ex-chefe da Polícia Civil, Lins é acusado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e proteção ao contrabando.

"A Assembléia não vai julgar os crimes e sim se houve quebra de decoro parlamentar. Pela forma que a acusação foi fundamentada, são tão grandes os indícios [contra Lins] que mostram claramente que essas atividades vieram até os tempos atuais", afirmou Luiz Paulo.

Lins foi preso em flagrante pela PF na última quinta-feira (29) e solto no dia seguinte após a Alerj aprovar projeto de resolução que considerou a prisão do deputado inconstitucional. Ele é acusado de envolvimento em um suposto esquema de ajuda a criminosos investigado na Operação Segurança Pública S/A, da Polícia Federal.

"O deputado trouxe [para o seu gabinete] pessoas que foram indiciadas na Operação Segurança Pública. Isso significa que os crimes se conectam com o atual mandato", afirmou o corregedor.

Segundo o corregedor, a quebra de decoro parlamentar ficará configurada a partir do momento que a ação do deputado agredir ou macular a imagem da Casa.

Luiz Paulo ouve Álvaro Lins amanhã, às 10h30, em sessão fechada na Assembléia. Caso entenda que há elementos que justifiquem a abertura de processo disciplinar contra Lins, o corregedor encaminhará inquérito ao Conselho de Ética da Casa, presidido pelo deputado Paulo Melo (PMDB). Folha Online
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: