segunda-feira, 7 de abril de 2008

José Agripino: Temos de instalar a CPI amanhã

Parte do pronunciamento de José Agripino (DEM/RN), na tribuna do Senado, às 18h22

"Temos de instalar a CPI amanhã. Tenho certeza absoluta de que o presidente Garibaldi vai ler. Em lendo, meu partido indicará imediatamente os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado. Tenho certeza de que o PSDB o fará, tenho certeza de que o PDT o fará e espero que os partidos da base do governo também o façam, até porque, se não o fizerem, há amparo regimental para que o presidente, na omissão dos líderes dos partidos, o faça.

A bem de quê? De uma querela política? Não, a bem de uma lacuna que nós, Senado, temos com a opinião pública do Brasil. Não é que queiramos essa querela desagradável, essa corda, essa queda-de-braço permanente, que é desagradável, mas temos a obrigação de investigar porque em jogo está a qualidade da democracia do Brasil.

Será que os fins justificam os meios, como dizia Maquiavel, como praticava Hitler?! Será que aceito isto: “A economia vai bem, os empregos vão vem”?! Também iam muito bem no tempo do Milagre Econômico, no tempo em que se cunhou uma frase que repilo: “Brasil, ame-o ou deixe-o”, de triste memória.

Será que, como a economia está bem, porque há emprego, porque as pessoas estão comprando, pode-se conviver com a impunidade, com a corrupção?! Será que isso não mina a democracia brasileira e que não é obrigação nossa combater?! É nossa obrigação combater e vamos combater. Vamos combater no limite máximo das nossas forças, sabendo que governo governa, oposição fiscaliza e, se a oposição não fiscaliza com altivez, não merece o respeito do povo do Brasil.

E vamos continuar batalhando, pelejando não para derrubar ninguém, mas para merecer o respeito do povo do Brasil." Senado Federal
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: