quarta-feira, 9 de abril de 2008

Isso vai dar côsa: Roraima entra com ação para paralisar operação da PF em reserva indígena

O Governo de Roraima entrou com ação cautelar, na segunda-feira (7), no Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar suspender ações de retirada de não-índios da terra indígena de Raposa Serra do Sol, incluindo a Operação Upatakon 3 , da Polícia Federal.

Segundo reportagem do site do governo, o governador José de Anchieta Júnior (PSDB) tenta uma solução "sem violência" para a crise. A administração estadual diz que "a Reserva de Raposa Serra do Sol foi demarcada pelo presidente Lula, em abril de 2005, com 1,753 milhão de hectares. Os produtores de arroz reivindicam uma porção das terras inferior a 150 mil hectares, numa região que, em decreto presidencial anterior, ficava fora da reserva, entre a Terra Indígena de São Marcos e Raposa/Serra do Sol".

A Agência Brasil informa que o ministro Ayres Britto, relator da ação, já analisa outros processos que tratam da demarcação e da homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol e foi indicado pelo próprio estado de Roraima para relatar o caso.

Reforço

Na terça-feira, 45 homens da Força Nacional de Segurança chegaram à capital do estado, Boa Vista. Eles se juntaram ao contingente da Polícia Federal que vai atuar na desocupação da reserva indígena.

O delegado Fernando Segóvia disse que a PF está na fase final de preparação para iniciar as ações dentro da área indígena. Segundo ele, os fazendeiros da região estão contratando pistoleiros para resistir à ordem de desocupação. Segóvia disse que ainda espera negociar para uma retirada pacífica. G1
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: