terça-feira, 8 de abril de 2008

Geraldo Mesquita: Não admito ser chamado de descontrolado

Agora a pouco no Senado, Geraldo Mesquita Jr. (PMDB/SC), possesso, disse o seguinte com relação a declarações de Delcídio Amaral (PT/MS) ao O Globo On Line sexta-feira passada. Seguem os principais trechos de sua indignada fala.

“Vou falar sobre um ato do qual eu fui protagonista sem estar presente. Ou seja, vou falar aqui sobre a aprovação de um requerimento de convocação da Ministra Dilma Rousseff para comparecer à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura desta Casa. Assinei a lista de presença, assinei conscientemente. Não pude comparecer ao ato de votação porque estava presidindo a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, em lugar do Senador Paulo Paim, no momento.

Quero dizer aqui que se estivesse presente no ato da votação teria votado favoravelmente à convocação por uma razão muito simples. Acho que essa é uma prerrogativa desta Casa do Congresso Nacional, a convocação de autoridades.

No dia em que eu me furtar, me negar a assinar e aprovar um pedido de convocação de uma autoridade nesta Casa, eu terei que renunciar ao meu mandato, porque estaria renunciando automaticamente às prerrogativas que são inerentes a esta Casa.

Pois bem. Com relação a esse fato, quinta-feira, à noite, dirigi-me ao meu Estado. Lá fui para o mato e não tive a oportunidade de consultar sites e jornais da imprensa nacional. Hoje, para minha surpresa, chego nesta Casa e cai em minhas mãos cópia da matéria de O Globo Online de sexta-feira, matéria com declaração feita ou atribuída ao Senador Delcídio Amaral. Falei com o Senador Delcídio Amaral que iria interpelá-lo, aqui, a respeito dessa questão. O Senador Delcídio Amaral diz, simplesmente, o seguinte – ou é atribuída a ele esta afirmação: A presença dos Senadores Expedito Júnior (PR-RO) e Geraldo Mesquita (PMDB-AC) garantiu o quorum necessário para a votação da convocação da Ministra da Casa Civil.

E, lá adiante, ele diz o seguinte – ou é atribuído a ele: ’A base não ia dar quorum, mas temos uns descontrolados’. O termo que está aqui, colhido pela imprensa é este: ‘... mas temos uns descontrolados’ – admitiu o senador Delcídio Amaral.

Não admito ser chamado de descontrolado. Eu não sei quais são os interesses do senador Delcídio Amaral que cruzam com os interesses do Palácio do Planalto a ponto de fazê-lo submisso e linha auxiliar direta e automática aos interesses do Palácio do Planalto. Esse não é meu caso. Quero saber exatamente o que o Senador Delcídio Amaral quis dizer ao me chamar de descontrolado. Eu não tenho rabo preso. Eu tenho uma atuação independente nesta Casa. Faço as coisas conscientemente e tenho respeito por todos os colegas aqui. Não admito um tratamento desse, desrespeitoso por todas as maneiras.

Portanto, eu o aguardo aqui. Infelizmente, falei para o Senador Delcídio Amaral que ia fazer esta interpelação. Não sei por que razão se ausentou do plenário, mas vou aguardar, pacientemente, uma explicação satisfatória, para que possa resgatar o respeito e a consideração que sempre lhe tive.

Do contrário, dependendo do que o Senador Delcídio Amaral disser, as coisas podem tomar um outro rumo.” Senado Federal
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: