quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vão se queixar com o Tarso: Policiais Federais dizem viver "inferno em Roraima"

Um documento divulgado pela Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) critica a Operação Upatakon 3, que previa a retirada da população não-índia da terra indígena Raposa/Serra do Sol (RR) e foi suspensa por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Mesmo com a suspensão pelo STF, um contingente de agentes federais de outros Estados permanece em Roraima, para cuidar da "segurança interna" da Raposa/Serra do Sol.

"Enquanto os índios e os arrozeiros se estranham e o governo e o STF não se entendem, os policiais sofrem com a falta de planejamento e infra-estrutura básica para suportar o trabalho na região", diz a nota divulgada no site da entidade, intitulada "Policiais vivem inferno em Roraima".

A Fenapef aponta que, entre as precariedades encontradas, há ausência de alojamentos adequados para os policiais federais. Segundo a Fenapef, 12 policiais federais chegaram a ser hospitalizados em razão de intoxicação alimentar provocada por alimentos consumidos no interior da terra indígena.

"Uma das armas não letais que deveria ser usada nesta operação está vencida. O spray de pimenta foi comprado em 2004 e venceu em dezembro de 2007", diz a Fenapef.

O diretor de relações do trabalho da Fenapef, Francisco Sabino, que esteve no interior da terra indígena no último final de semana, diz que "a insatisfação é geral" entre os agentes federais naquela região.

"Pelos policiais, como eles estão sendo tratados naquela área, eles iriam embora no mesmo dia. Mas temos uma ordem de missão", afirmou ele. A federação engloba 27 sindicatos de policiais federais do país, segundo sua assessoria.

Outro lado

O Departamento de Polícia Federal, por meio da assessoria de comunicação em Brasília, disse que não comentaria as afirmações da Fenapef, mas informou que "as condições proporcionadas aos policiais são as condições normais de uma operação em área inóspita". Ainda de acordo com a assessoria da PF, foram localizados sprays vencidos, já recolhidos.

No final de março, agentes federais começaram a chegar a Roraima para dar início à Operação Upatakon 3. A operação seria para a retirada de habitantes não-índios da terra indígena Raposa/Serra do Sol, principalmente arrozeiros.

Após o governo do Estado entrar com uma ação cautelar no STF e conseguir uma liminar, a operação foi suspensa. Ao menos cerca de 150 agentes federais foram deslocados para Roraima. Folha On Line
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: