sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ministro da Economia da Argentina apresenta renúncia

O ministro da Economia da Argentina, Martín Lousteau, apresentou sua renúncia ao governo do país na noite de quinta-feira. O documento, segundo fontes oficiais, foi entregue ao chefe do gabinete de ministros, Alberto Fernández.

Outras fontes do governo confirmaram que a renúncia de Lousteau foi aceita pela presidente argentina, Cristina Fernández, que designou Carlos Fernández para o Ministério da Economia. A governante está reunida com seus colaboradores na residência presidencial de Olivos, nos arredores de Buenos Aires, indicaram seus porta-vozes.

Carlos Fernández é um economista do governante Partido Justicialista (peronista). Ele estava à frente de Administração Federal de Ingressos Públicos (Afip, equivalente à Receita Federal).

As fontes consultadas indicaram ainda que Lousteau renunciou depois que Cristina rejeitou uma proposta sua para frear a inflação que incluía medidas para "esfriar" a economia argentina, que desde 2003 cresce a uma taxa superior a 8% ao ano em média, depois da forte recessão sofrida entre 1998 e 2002.

O governo de Cristina, que assumiu no dia 10 de dezembro do ano passado, nega que o país sofra uma alta da inflação, como alertam consultores e economistas, num momento em que as estatísticas oficiais geram dúvidas.

Martín Loustau, 36 anos, um dos mais jovens ministros da Economia da história da Argentina, reconheceu na terça-feira que o país tem de conseguir uma inflação "moderada e previsível" para evitar um impacto sobre a distribuição de renda. EFE
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: